Caso 'Batterygate': Apple está prestes a ter que pagar US$ 500 milhões para clientes; entenda
A Apple concordou em pagar um total de US$ 500 milhões de indenização para um grupo de clientes que processaram a marca por alterar o desempenho de modelos mais antigos do iPhone.
Os usuários de iPhones que participaram do processo judicial envolvendo a Apple conhecido como “Batterygate” estão prestes a receber seus pagamentos, conforme estabelecido no acordo judicial.
A Apple concordou em indenizá-los com a quantia de US$ 500 milhões para resolver o caso, no qual a empresa foi acusada de deliberadamente reduzir o desempenho de modelos antigos de iPhones devido à degradação das baterias.
Relembre o caso
O processo foi movido por proprietários de iPhones nos Estados Unidos que possuíam modelos 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus, 7 ou 7 Plus e estavam executando o iOS 10.2.1 ou 11.2 antes de 21 de dezembro de 2017.
A atualização de software iOS 10.2.1 lançada em 2017 foi a origem da controvérsia, já que alterou o desempenho de iPhones mais antigos com baterias degradadas para evitar desligamentos inesperados.
Essencialmente, o processador desses dispositivos foi deliberadamente desacelerado para evitar problemas causados por baterias desgastadas.
(Imagem: divulgação)
Tal mudança resultou em uma percepção de desempenho mais lento por parte dos usuários. A única solução para restaurar isso era substituir a bateria degradada.
A polêmica começou devido à falta de transparência da Apple sobre essa limitação de performance introduzida pelo iOS 10.2.1, o que causou indignação entre os consumidores e resultou na ação coletiva.
Posteriormente, a Apple emitiu um pedido de desculpas público pelo ocorrido, no qual demonstrou ter se arrependido da jogada de marketing precipitada.
Desdobramentos
Os proprietários de iPhones que preencheram uma reivindicação em 2020 estão agora à beira de receber seus pagamentos.
Aqueles que forneceram suas informações na época são considerados elegíveis para o pagamento, que será em torno de US$ 65 por reclamante.
O juiz responsável pelo caso rejeitou um recurso apresentado por dois proprietários de iPhones que tentaram se opor ao acordo, consolidando assim a iminente distribuição dos pagamentos.
O encerramento deste processo marca mais um capítulo no relacionamento em constante evolução entre a Apple e seus usuários.
Isso mostra a importância da transparência nas atualizações de software e nas práticas comerciais, especialmente quando se trata de dispositivos amplamente utilizados como os iPhones.
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