Catarata – O que é, sintomas, causas, tratamento, como é feita a cirurgia
No Brasil, Ministério da Saúde revela que são feitas cerca de 450 mil cirurgias no período de um ano. Doença é a principal causa de cegueira no país.
De evolução lenta, a catarata pode começar em apenas um dos olhos, progredindo mais tarde para o outro, ocasionando na perda total da visão. O processo de desenvolvimento da doença acontece pela ausência da elasticidade da lente, que torna-se opaca – no estado mais avançado, acontece o “branqueamento” do cristalino, provocando cegueira.
Em alguns casos pode ser congênita, em que recém nascidos nascem com a visão prejudicada em razão do DNA. Gestantes que tiveram rubéola, toxoplasmose ou sífilis durante os três primeiros meses de gestão também podem desenvolver a doença nos bebês.
Sintomas e sinais de catarata
Alguns dos sintomas da catarata são:
- Enxergar brilho e Halos (auréolas);
- Visão embaçada e nebulosa;
- Dificuldade para dirigir, andar, ler; entre outros
- Sensibilidade à luz;
- Visão dupla e distorcida.
Fatores de risco
Os principais fatores de risco para catarata incluem:
- Pessoas acima de 65 anos, com aumento da probabilidade de desenvolver a doença a partir dos 75;
- Diabetes;
- Doenças infecciosas nos olhos;
- Tabagismo;
- Exposição em excesso e sem proteção aos raios solares;
- Traumas oculares, como socos ou pancadas fortes;
- Uso contínuo e prolongado de colírios com corticoides em sua composição;
- Exposição à radiação.
Diagnóstico e tratamento
O diagnóstico da catarata é feito durante a consulta ao oftalmologista. Com um oftalmoscópio, o médico consegue examinar a estrutura interna do olho e ver se há opacidade no cristalino.
O tratamento para a catarata é apenas um: cirúrgico. Com anestesia local, retira-se o cristalino danificado, substituindo-o por uma lente artificial.
Os tipos de lente variam de acordo com os problemas de visão do paciente. A troca do cristalino, via cirurgia, pode ser feita de forma a retirá-lo totalmente, por meio de corte e suturas, ou pelo processo denominado “facoemulsificação”, onde um aparelho tritura e aspira a lente natural danificada.
Como é feita a cirurgia de catarata? Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, o procedimento cirúrgico acontece de forma simples e rápida, com duração de 15 a 30 minutos. No pós operatório, o paciente deve fazer uso de colírios e pomadas no combate à possíveis inflamações.
O valor da cirurgia de catarata é, em média, R$ 5.000 por olho, podendo variar de acordo com o grau da doença, além da lente e técnica utilizadas.
Recomendações
A comunidade de oftalmologistas aconselha que ao sinal de qualquer inflamação ou trauma recente na região dos olhos, o paciente procure um especialista.
É feito um alerta também quanto ao uso de colírios, especialmente os que são produzidos à base de corticoide, pois estes podem gerar, além da catarata, glaucoma secundário. O acompanhamento médico é o mais recomendado.
Veja também: Doença de Crohn – O que é, sintomas, causas, tratamento, alimentação
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.