Censo Escolar revela problemas das escolas de ensino médio

Todos os dados do Censo Escolar 2018 estão disponíveis no Portal do Inep e revelam aspectos importantes da estrutura do ensino médio no Brasil.

0

O Brasil contava, em 2018, com 181.939 escolas de educação básica. Dessas, 28.673 (15,8%) ofertavam o ensino médio. Os dados são do Censo Escolar 2018, divulgado pelo Inep em 31 de janeiro.

A disponibilidade de recursos tecnológicos nas escolas de ensino médio é maior do que nas de ensino fundamental. Esses recursos são encontrados em mais de 60% das escolas, em todas as dependências administrativas. Bibliotecas ou salas de leitura estão presentes em mais de 80% de todas as dependências. O número passa para 90% nas redes federais e privadas.

Enquanto o acesso à internet é uma realidade em 95,1% das escolas de ensino médio, o laboratório de ciências é encontrado em apenas 44,1% delas. Esse importante espaço de aprendizagem está presente em 38,8% das escolas de ensino médio da rede pública, e em 57,2% na rede privada.

Ainda em relação às dependências administrativas, o Censo Escolar 2018 revela que 83,4% das escolas federais têm o laboratório de ciências no ensino médio. A estrutura das escolas estaduais e municipais, por outro lado, afeta a cobertura, com 37,5% e 28,8%, respectivamente.

Outros recursos tecnológicos e espaços de aprendizagem são mais frequentes, caso da biblioteca, em 87,5% de todas as escolas de ensino médio; e o laboratório de informática, presente em 78,1%.

Resultados

Todos os dados do Censo Escolar 2018 estão disponíveis no Portal do Inep. As notas estatísticas resumem os principais resultados. Já as sinopses estatísticas, por meio de tabelas, trazem dados desagregados por estado e município.

Nos próximos dias, o Inep publicará o Resumo Técnico do Censo Escolar 2018. O Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação.

Com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica: regular, especial, profissional, jovens e adultos (EJA). Com informações do MEC.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.