Cerca de 800 bibliotecas públicas foram perdidas no Brasil em 5 anos

Diminuição do número de bibliotecas públicas pode impactar negativamente a população mais vulnerável, segundo especialistas.

Segundo dados do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), mantido pela Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, entre 2015 e 2020, o Brasil perdeu pelo menos 764 bibliotecas públicas. Em 2015, havia 6.057 bibliotecas públicas no Brasil segundo o banco de dados, mas a partir de 2020, de acordo com os dados mais recentes disponíveis no site do SNBP, esse número caiu para 5.293. Confira mais detalhes neste artigo sobre a diminuição de bibliotecas públicas no país.

Leia mais: A Maioria Dos Pais Gostaria Que Fossem Oferecidos Serviços De Saúde Mental Em Escolas

Número de bibliotecas públicas disponível no Brasil tem redução significativa

Segundo especialistas em biblioteconomia, a queda no número de bibliotecas afeta principalmente a população mais vulnerável, que não tem acesso às livrarias. Com isso, podemos ver uma redução na escolaridade e acesso à educação de qualidade de diversas crianças mais vulneráveis, principalmente, no país. O descaso do poder público sobre o assunto influencia negativamente a prospecção para melhora desse cenário.

Nesse sentido, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas se encontra em grande fragilidade, principalmente após a extinção do Ministério da Cultura. Isso porque a falta de controle real através dos sistemas estaduais torna todo o processo de categorização mais precário e menos eficiente.

Bibliotecas públicas são aquelas mantidas por municípios, estados ou Governo Federal e atendem a todos os públicos. Por serem vistas como instrumentos culturais, estão sob a alçada da política do Governo Federal, antigo Ministério da Cultura e atualmente, após a extinção da pasta, da Secretaria Especial de Cultura. As bibliotecas escolares e universitárias, destinadas a alunos, professores e funcionários de instituições de ensino privado, não estão incluídas nesta lista.

Planos futuros para as bibliotecas públicas do Brasil

Uma das metas do Plano Nacional de Cultura do governo Bolsonaro, conjunto de objetivos para o setor com validade até 2024, é “garantir a instalação e manutenção de bibliotecas em todos os municípios brasileiros”. Contudo, a perda de mais de 700 bibliotecas durante os últimos anos torna o sucesso desse objetivo mais difícil.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.