Vitaminas do complexo B são responsáveis pela manutenção da saúde do cérebro
Alimentação é uma das bases para uma vida mais saudável e cheia de energia.
Todos os dias novas dicas de como manter o cérebro saudável chegam para o público. Elas vão desde a prática de atividades físicas até meditações e bons relacionamentos. Porém, a alimentação ainda é uma das principais fontes para manter o cérebro saudável, em especial para quem consome vitaminas do complexo B.
Prevenção do declínio cognitivo e suporte adequado de vitaminas no corpo
Todos os nutrientes têm a devida importância para a manutenção da saúde física, como as vitaminais, os sais minerais, os carboidratos, as proteínas e até o suporte de gordura insaturada, que deve ser consumida com moderação.
O ideal é que todos frequentem o nutricionista para garantir a ingestão adequada de frutas, verduras e outros alimentos responsáveis por fornecer o suporte necessário de nutrientes de que cada pessoa precisa.
Porém, dentro dos alimentos importantes, as vitaminas do complexo B se destacam na hora de como manter o cérebro saudável e jovem, com redução dos riscos de declínio cognitivo, associados ao aparecimento de doenças como depressão e demência.
As vitaminas do complexo B são divididas em 8 tipos: Vitamina B1 (tiamina), Vitamina B2 (riboflavina), Vitamina B3 (niacina), Vitamina B5 (ácido pantotênico), Vitamina B6 (piridoxina), Vitamina B7 (biotina), Vitamina B9 (ácido fólico) e Vitamina B 12 (cobalamina).
Cada uma dessas vitaminas pode ser encontrada em diferentes tipos de alimentos, como é o caso da Vitamina B1, disponível em legumes e que é importante no fornecimento de energia para o corpo.
Quero um cérebro saudável! Onde encontrar vitaminas do complexo B?
As vitaminas B2 e B3, encontradas principalmente em legumes e no salmão, estão entre as responsáveis por realizar importantes processos para o cérebro, além de contribuir no combate a inflamações, em virtude da presença de antioxidantes.
A vitamina B7, encontrada principalmente no ovo, contribui para a manutenção de um cérebro ativo e que é capaz de fornecer comunicação eficiente para todo o organismo. Ao lado há a vitamina B12, também encontrada em legumes e no salmão, que auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso.
Para pessoas com restrições alimentares ou que praticam a dieta vegetariana ou vegana, o ideal é consultar o nutricionista regularmente, além de fazer exames de sangue, para observar os níveis de vitamina B12 no organismo, que costumam ser baixos.
Afinal, para manter o cérebro saudável e ativo, é importante consumir todos os nutrientes necessários.
Comentários estão fechados.