Estes exercícios te ajudarão a ter um cérebro saudável e em pleno funcionamento

Segundo especialistas, praticar exercícios para o cérebro é a melhor maneira de prevenir Alzheimer e outras doenças degenerativas.

Com o passar dos anos, é comum que a nossa mente não consiga mais funcionar como antes, ao passo que começamos a desenvolver problemas de memória, percepção e atenção. Entretanto, é importante perceber que essa não é uma sentença, visto que existem exercícios para o cérebro que são eficazes para conservar nosso intelecto com os anos.

Leia Mais: 3 hábitos comuns que te ajudam a prevenir o Alzheimer

Exercícios que te ajudarão a ter saúde cerebral

Cada vez mais os especialistas concordam que a melhor forma de prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer e a demência, é por meio de exercícios cerebrais. Esses consistem em estimular a nossa mente a buscar soluções para problemas, treinar a memória, além de manter a mente em movimento. Agora, veja alguns desses exercícios:

Leitura

A leitura é para o nosso cérebro aquilo que a musculação é para o nosso corpo. Isso porque, quando lemos, o nosso cérebro se movimenta e cria novas conexões e sinapses. Portanto, a leitura, a longo prazo, pode de fato prevenir problemas como Alzheimer e demência.

Jogos Interativos

Jogos que exijam desenvolver estratégias, que estimulem a memória e que impulsionem a tomada de decisão são ótimos para estimular a mente. É isso o que diz a doutora Elane O’Brien, psicóloga e autora do livro “The Power of Play: Optimize your joy Potention”. Segundo a pesquisadora, jogos de tabuleiro costumam estimular a inteligência de diversas formas.

Palavras-Cruzadas

As palavras-cruzadas são ótimas, visto que trabalham com diferentes instâncias da psiquê, como a memória, a percepção e, sobretudo, a leitura. Sem falar que conta com a possibilidade de ampliar o seu vocabulário e de treinar o seu cérebro a desenvolver novas conexões. Certamente, é um super exercício para a mente.

Aprender coisas novas

Por fim, temos que destacar os benefícios do aprendizado a longo prazo. Isso porque diversos estudos comprovam que manter a mente ativa, com a aprendizagem de conhecimentos novos, é uma poderosa arma contra a morte precoce de neurônios. Por isso, nunca deixe de separar um tempo para aprender uma nova língua, tocar um instrumento ou treinar nova habilidade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.