Estudos alegam que cerveja pode causar câncer intestinal

O hábito de consumir cerveja pode causar câncer de intestino.

Os brasileiros não resistem a uma boa cerveja, bebida que tem muitos adeptos ao redor do mundo e cujas características a tornam uma das substâncias alcoólicas mais consumidas no mundo, principalmente na América. No entanto, o consumo excessivo pode causar alguns problemas de saúde, como o câncer intestinal. Saiba mais!

Leia mais: Hábitos cotidianos podem aumentar o risco de desenvolver câncer no rim

O caminho percorrido pela cerveja no corpo

Quando bebemos cerveja, depois de 15 minutos ela se decompõe em diferentes substâncias, como ácido acético ou ácidos graxos, isso sem falar no primeiro efeito mais agradável, de risadas e alegrias.

Após 45 minutos, os níveis mais altos de álcool são produzidos no sangue, e sintomas como idas ao banheiro e desidratação (já que os rins transportam o álcool para a bexiga) ocorrem. Além disso, tonturas, perda de memória recente e presença de sono, especialmente se não beber água junto, também podem surgir.

Assim, de 12 a 24 horas depois de beber cerveja, os sintomas desaparecem e o corpo tenta regular o excesso de álcool no sangue. No entanto, outros problemas mais graves normalmente começam por aí, quando o seu consumo se torna um hábito.

Estudos sobre os seus efeitos

Uma investigação publicada no Journal of the American Medical Association (JAMA) descobriu uma ligação entre o câncer de intestino e o consumo de cerveja, o que aumenta o risco de desenvolver esse tipo de câncer. Assim, a equipe encontrou fortes argumentos para explicar essa relação.

Especificamente, os cientistas analisaram e revelaram o fato chocante de que uma pessoa é mais propensa a desenvolver câncer de intestino ao consumir 4 medidas ou mais de substâncias alcoólicas em uma semana.

Fique atento aos sintomas de câncer de intestino

Os sintomas do câncer de intestino geralmente aparecem à medida que a doença progride e são principalmente:

  • Fezes com sangue;
  • Dor na região do abdômen;
  • Prisão de ventre ou diarreia;
  • Peso ou dor na região do ânus;
  • Muito cansaço;
  • Emagrecimento sem razão aparente.

Os sintomas de câncer de intestino são mais comuns em pessoas com histórico familiar com esse câncer ou com doença inflamatória intestinal crônica, como, por exemplo, doença de Crohn ou colite ulcerativa.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.