ChatGPT e investimentos: como a inteligência artificial vai impactar o mercado financeiro?
Gigantes da tecnologia investem pesado no desenvolvimento de inteligência artificial, que agora também vai impactar em investimentos. Entenda.
O ano de 2022 foi marcado pelas demissões em massa para os gigantes da tecnologia. Consequências da pandemia de COVID-19 e alta da taxa de juros estão entre os principais motivos. Porém, o lançamento recente do ChatGPT trouxe novos ares para a tecnologia, que influencia também o mercado financeiro, com aumento na procura por empresas que investem em inteligência artificial.
Avanços da inteligência artificial
Considerado por muitos como o pai da inteligência artificial, Alan Turing desenvolveu, em 1950, o conhecido Jogo da Imitação, ou Teste de Turing. Em 2022, 72 anos após o lançamento do estudo de Turing, o ChatGPT se apresentou como um novo ponto de inflexão da tecnologia.
Os usos da inteligência artificial são diversos, mas se aplicam principalmente nas ciências exatas, como matemática e física, e no setor da tecnologia da informação e comunicação.
Para as ciências biológicas, medicamentos em diferentes fases de testes contam com o auxílio da IA. Para conseguir prever novas variantes da COVID-19, a empresa BioNTech, em parceria com InstaDeep, desenvolveu o Sistema de Alerta Antecipado, com base na inteligência artificial.
No entanto, como pode ser aplicada em diferentes setores, a inteligência artificial, em especial o ChatGPT, vão impactar também as áreas da economia e mercado financeiro.
Empresas inovadoras passam na frente
As transformações da inteligência artificial vão ser vistas em todas as áreas da sociedade. No mercado financeiro, as empresas inovadoras e disruptivas vão passar na frente de outras que ainda não investem nessa tecnologia.
Lucros, receitas, fluxos de caixa e outros indicadores empresariais vão impactar nos negócios e na análise dos investidores, que devem preparar os seus portfólios para investir em empresas que atuam no desenvolvimento da IA.
Além da inteligência artificial, outras tecnologias inovadoras também chamam atenção de investidores, como Blockchain, Metaverso, Segurança Cibernética e Internet das Coisas.
Se você ainda não possui experiência com investimentos, desenvolver bons conhecimentos para aprender a analisar uma empresa na Bolsa de Valores vai te ajudar a escolher aquelas que estão investindo em tecnologia inovadora, sem abrir mão da solidez e saúde financeira.
Comentários estão fechados.