ChatGPT em queda: entenda o declínio do inovador sistema de Inteligência Artificial
Os últimos meses validaram a queda da popularidade do ChatGPT. Para os especialistas, o sistema de IA é um programa em declínio na trajetória dessa tecnologia.
O ChatGPT apresentou sua primeira queda de usuários no mês de junho de 2023. A baixa de 10% no número de acessos se aproxima das previsões de mercado de que esse sistema de Inteligência Artificial (IA) generativa é uma tecnologia “em declínio”.
Lançado pela OpenAI em novembro de 2022, a ferramenta interativa foi um sucesso e popularizou o uso da IA.
Contudo, em entrevista ao portal Olhar Digital, o neurocientista, futurista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Álvaro Machado Dias, afirmou que o “ChatGPT já está em declínio”.
Para Dias, o chatbot da OpenAI abriu caminhos para o desenvolvimento dessa tecnologia, no entanto, ele representa apenas o início da influência que IA generativa pode ter na vida das pessoas.
Por que o ChatGPT está em queda?
A perda de popularidade do sistema acontece “tanto em termos de usuários, quanto em termos institucionais, dado que os reguladores ao redor do mundo estão fechando o cerco sobre as suas práticas”, explicou o neurocientista da Unifesp.
Ao mesmo tempo, os últimos meses demonstraram que um dos fatores que afeta o ChatGPT é ele não ser mais tão inovador como era em 2022.
A Forbes aponta que o surgimento de outras ferramentas similares, como o Bard e o Claude AI, fizeram com que o ChatGPT fosse ultrapassado em eficiência e dados.
Por exemplo, o novo chatbot Claude AI tem uma base de dados mais atualizada, com eventos de dezembro de 2022. Já o ChatGPT está disponível com informações de setembro de 2021, como informa a plataforma de IA.
(Imagem: divulgação)
A influência da Inteligência Artificial na vida das pessoas
Apesar de estar perdendo espaço, o ChatGPT demonstrou como a IA pode ser um grande recurso para facilitar a vida de todos, seja na esfera pessoal, seja profissional.
Por isso, o professor Álvaro Machado Dias acredita que o “momento é extremamente propício a psicotecnologias, que é o conjunto de dispositivos voltados ao crescimento pessoal”.
Dessa forma, a IA vai continuar influenciando mudanças sociais e tecnológicas por meio de aplicativos de bem-estar e assistentes virtuais (chatbots).
Por fim, para tentar se manter no mercado, a OpenIA acaba de anunciar ChatGPT Enterprise, uma versão empresarial do ChatGPT que oferece mais segurança e privacidade.
Comentários estão fechados.