ChatGPT ganha novo rival: ‘Claude’ chega ao mercado com apoio da Google

Nova ferramenta de IA escreve textos, revisa informações, automatiza fluxos de trabalho e tira dúvidas dos usuários.

Anthropic, empresa de inteligência artificial (IA) que é apoiada pela Alphabet (a dona da Google), lançou no mercado uma nova ferramenta chamada Claude. Ela promete bater de frente com o ChatGPT e executar tarefas de modo semelhante ao recurso mais famoso, contudo com mais eficiência e menos erros.

A nova ferramenta deverá escrever textos, revisar informações, automatizar fluxos de trabalho e tirar dúvidas das pessoas. O mais curioso disso tudo é que a Claude é de um ex-executivo da OpenIA, a criadora do ChatGPT. Assim, a ideia foi de criar um sistema de inteligência artificial que fosse bem menos propenso a cometer erros.

Sendo assim, a expectativa é que o Claude não ofereça tantas informações erradas quanto ainda é visto no ChatGPT. Além disso, os criadores da Anthropic querem que a IA seja menos nociva para quem a usa, evitando então conteúdos “perigosos” que levem até resultados violentos.

A nova inteligência foi projetada com um alinhamento completamente diferente, com bases preestabelecidas ainda no momento de programação. A ideia aplicada na IA da Anthropic é que ela, inclusive, explique por que não responde a um tipo de questionamento em específico.

As IAs são sistemas computacionais projetados para realizar tarefas que normalmente exigiriam uma inteligência humana, como reconhecimento de voz, de imagens, tomada de decisões, raciocínio lógico e outras.

Elas são construídas com base em algoritmos e modelos matemáticos que permitem que processem grandes quantidades de dados de forma rápida e eficiente. Além disso, muitas IAs utilizam técnicas de aprendizado de máquina e redes neurais para aprender e melhorar com o tempo, adaptando-se às novas informações que recebem.

Há diversos tipos de inteligência no momento, que vão desde sistemas simples que automatizam tarefas rotineiras até sistemas mais complexos que podem tomar decisões autônomas em tempo real. As IAs estão sendo cada vez mais utilizadas em diversos setores, como na saúde, finanças, manufatura, transporte e outros.

Estão transformando por completo a forma como as empresas e as pessoas realizam as suas atividades diárias.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.