ChatGPT: entenda o ‘algoritmo do pensamento’ e como ele se conecta à tecnologia
Álvaro Machado Dias, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), explica para a gente o que está por trás do conceito associado à inteligência artificial.
A inteligência artificial é um tema que tem predominado as conversas e debates nos últimos tempos no campo da tecnologia, principalmente desde a ascensão do ChatGPT. O sistema de IA da Open AI ficou famoso e tem ajudado muitos. Entenda o que é o “algoritmo do pensamento” e o que ele tem a ver com o ChatGPT.
Inteligência artificial
Muitas empresas estão de olho nas novidades relacionadas à IA. Entre as companhias, a Microsoft se destaca, pois também vem demonstrando interesse e tem feito vários questionamentos sobre o funcionamento da tecnologia.
Você já ouviu falar do algoritmo? Entre os vários conceitos relacionados ao algoritmo do pensamento, um está sendo muito bem explicado por Álvaro Machado Dias, que é mestre, doutor, pós-doutor e professor associado e livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Inspiração no cérebro humano
Algoritmos são baseados em inteligência artificial e tiveram início com o perceptron (1958). Este é um sistema de aprendizagem digital, considerado muito simples, que foi inspirado no funcionamento dos neurônios.
Os softwares eram inspirados e respondiam aos nossos inputs, contudo a explosão do uso das redes sociais e web com seus algoritmos de recomendação mudou todo o cenário. De um momento para o outro, começaram a ser extraídos o máximo destes algoritmos para que se postassem coisas curtas e superficiais ao invés de textos grandes e com conteúdo.
Algoritmo do pensamento
Os algoritmos tornaram-se ubíqua, transcendendo o campo do entretenimento. Um dos efeitos mais notáveis está nas mudanças causadas no próprio funcionamento do cérebro, como mostrado por estudos com taxistas ingleses.
No ano de 2000, foram realizadas algumas ressonâncias no cérebro destes profissionais e mostraram que eles tinham o hipocampo hipertrofiado por causa da necessidade de aprender o mapa londrino, que é muito complexo.
Já em 2017, a replicação do procedimento mostrou que o ganho havia sido revertido, isso graças ao uso do Waze.
“O algoritmo do pensamento é este processo de moldagem da mente/cérebro pelas tecnologias algorítmicas. Isso afeta as nossas tomadas de decisão (decidimos bem menos), raciocínio, memória de trabalho e, acima de tudo, preferências.”
ChatGPT e derivados
Os algoritmos de linguagem como o ChatGPT devem levar à algoritmização do pensamento a níveis hiperbólicos. É algo que precisa ser parte do debate público, pois vai impactar no neurodesenvolvimento, na vida profissional e até mesmo na maneira como os idosos se relacionam com o mundo.
Comentários estão fechados.