Chegou o Google Bard, a IA do Google que promete bater o ChatGPT
Depois do sucesso de lançamento do ChatGPT e de outras IAs, a gigante das buscas se apressou para a apresentação do Bard.
Na última terça-feira (21), o Google finalmente divulgou a disponibilização da sua própria plataforma de Inteligência Artificial para conversação fluida, chamada de Google Bard, que será testada por pessoas nos Estados Unidos e no Reino Unido.
A empresa acelerou o desenvolvimento do produto após o êxito do ChatGPT e da integração do modelo de linguagem com o buscador Bing da Microsoft, dentre outros avanços no escopo das IAs.
Segundo informações divulgadas pelo Google, o Bard emprega informações em tempo real coletadas da internet, o que pode conferir maior acurácia às suas respostas.
Contudo, a bigtech adverte que o novo chatbot pode incorrer em equívocos em determinadas situações. Para evitar problemas, a empresa introduziu o botão “Google it“, para que os dados fornecidos pela IA possam ser verificados nalguns casos.
Mais sobre o funcionamento do Google Bard
Nesse primeiro momento, o Google traz o Bard apenas como um protótipo de Inteligência Artificial Generativa.
A empresa informa que o modelo de linguagem utilizado é o LaMDA, que tem uma interface considerada bastante leve e “humanizada”.
Dentre os “poderes” desse modelo está a elaboração de textos e elementos de raciocínio, como cálculos e conclusões lógicas, a exemplo do que o ChatGPT já faz.
No entanto, o Google Bard chega ao mercado com um diferencial ainda não visto em outras IAs generativas: a apresentação de pelo menos três rascunhos de respostas, para que o usuário escolha a melhor dentre elas.
Com o intuito de podar excessos em conversações com o Bard, o Google demarcará um limite para perguntas e respostas feitas em cada diálogo com a máquina. Entretanto, um usuário poderá iniciar quantos chats desejar ao longo do dia.
Assim como também acontece com o ChatGPT, os usuários do Google Bard deverão acessar a plataforma com a sua conta Google para ter uma melhor integração.
Com isso, a gigante das buscas espera ter uma dimensão de como está sendo a aceitação da nova IA entre os seus próprios usuários.
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