China lança vacina oral inalável para o combate contra a Covid-19
Nomeada como Convidecia Air, ela pode ser aplicada em adultos maiores de 18 anos que já completaram o esquema inicial de vacinação. Veja mais detalhes.
A China passou a incluir a primeira vacina oral inalável, da farmacêutica CanSino, como uma das opções para a proteção contra a Covid-19. Segundo a empresa, a distribuição gratuita da substância começou a ser feita na última quarta-feira, 26. O país está “marcando o lançamento da primeira vacina inalada (contra a doença) do mundo”.
Leia mais: Vacinas contra certos tipos de câncer já estão sob fase de pesquisas
Esta nova vacina é parecida com uma fumaça e precisa ser aspirada pela boca. Nomeada como Convidecia Air, ela pode ser aplicada em adultos maiores de 18 anos que já completaram o esquema inicial de vacinação.
O imunizante recebeu a aprovação dos órgãos reguladores chineses no mês de setembro. De acordo com a fabricante, ele surge como uma opção menos invasiva e indolor ao paciente. De acordo com estudos clínicos, esta criação deu respostas positivas ao ser aplicada em pessoas que já tinham tomado duas doses de outras vacinas contra Covid-19.
Como funciona a aplicação da nova vacina nos pacientes?
“Com apenas um quinto da dosagem da versão intramuscular, a versão inalada treina a função de memória imunológica do corpo, imitando a infecção natural do vírus, então induz eficientemente a imunidade da mucosa para alcançar a proteção tripla e efetivamente conter a infecção e bloquear a transmissão”, apontaram no comunicado emitido pela CanSino.
Para a aplicação da substância, os pacientes precisam prender a respiração e aspirar lentamente a fumaça que está dentro do copo. Após alguns segundos, os pacientes já podem voltar a respirar normalmente. Este procedimento dura em média uns 20 segundos. “Foi como beber uma xícara de chá com leite. Quando eu respirei, tinha um gosto um pouco doce”, afirma um paciente após ingerir a nova vacina.
Resultados dos testes de aplicação da Convidecia Air
No mês anterior, alguns testes randomizados foram feitos com 420 pessoas. Após a aplicação, foi comprovado que a vacina aumentou a concentração de anticorpos neutralizantes que protegem as células da infecção viral.
Segundo os cientistas, a opção de inalar tem maior chance de afastar o vírus antes que ele chegue ao sistema respiratório, porém essa resposta depende do tamanho das gotas respiratórias.
Comentários estão fechados.