Chocolate escuro ou branco? Saiba qual a opção mais saudável!

A composição desses dois tipos de doce permite que haja comparações em que um se mostra mais saudável que outro.

Atualmente, existe uma variedade de tipos de chocolate para diferentes preparações, e é bem difícil resistir a essas delícias. Entretanto, sabemos que nem sempre os chocolates são saudáveis ou recomendáveis, embora existam benefícios nesse doce e formas de torná-lo menos prejudicial. Por isso, veja aqui qual o tipo de chocolate mais saudável e quais os motivos que levam uma barra se tornar mais benéfica que as outras.

Leia mais: O chocolate ameniza a TBM: mito ou verdade

Chocolate escuro é mais saudável que o branco?

Existem alguns motivos pelos quais o chocolate escuro é considerado mais saudável que a versão branca, e nós vamos te explicar aqui. No caso, o chocolate escuro possui grande concentração de pó de cacau, manteiga de cacau, açúcar e leite. Por outro lado, o chocolate branco não possui o pó de cacau, mas apenas a manteiga, o leite e açúcar.

Dessa forma, existe maior concentração de açúcar na versão branca do doce. Sem falar que, sem o pó de cacau, o chocolate perde grande parte dos seus fatores saudáveis, que aumentam à medida em que a porcentagem de cacau é maior. Em versões como as 70%, por exemplo, você poderá encontrar maior porcentagem de cacau, sendo, conseguintemente saudável.

Todavia, nem sempre um chocolate escuro será necessariamente saudável, pois muitas empresas aumentam o açúcar em relação ao pó de cacau. Geralmente, as versões mais açucaradas são as de chocolate ao leite, pois levam muito leite e açúcar para deixá-lo ainda mais atraente para quem compra. Por outro lado, quanto maior for a concentração de pó de cacau, melhor será o chocolate para a sua saúde.

Benefícios do chocolate

A maior parte dos benefícios do chocolate se encontram na sua origem, o cacau. Afinal, essa fruta é um excelente antioxidante, que intensifica o combate aos radicais livres em nosso corpo. Assim, diminuem as chances de desenvolver problemas como colesterol ou glicose alta no sangue, além de melhorar a imunidade. Logo, quem quer comer chocolate sem que haja danos à sua saúde deve recorrer às versões com mais cacau e menos açúcar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More