Chronoworking: nova tendência é adaptar o trabalho ao relógio biológico
Os horários de trabalho fixo, embora sejam comum em muitas empresas, podem comprometer o rendimento dos funcionários.
O chronoworking ou cronotrabalho é uma mudança significativa na forma como os profissionais encaram seus horários de trabalho.
A nova tendência tem ganhado força à medida que mais profissionais buscam maneiras de equilibrar suas vidas pessoais e profissionais, reduzir o estresse e aumentar sua produtividade.
Em contraste com os horários de trabalho tradicionais, que geralmente seguem um padrão fixo de horas definidas para o expediente, o chronoworking permite aos profissionais adaptarem suas jornadas de trabalho a seus ritmos circadianos.
Isso significa que, em vez de se prenderem a um horário de trabalho rígido, eles têm a flexibilidade de escolher quando começar e terminar as tarefas com base no próprio pico de energia e produtividade ao longo do dia.
Conheça o cronotrabalho
Segundo a consultora de bem-estar corporativo Tawn Williams, o conceito de cronotrabalho prioriza o reconhecimento e o respeito aos ciclos naturais de energia do corpo, possibilitando flexibilidade de horário conforme os períodos de maior desempenho.
Novo conceito de trabalho surge como debate – Imagem: Reprodução
Ao alinhar as atividades profissionais com os horários ideais de cada indivíduo, é possível promover uma relação equilibrada entre bem-estar mental, físico e emocional, o que tende a resultar em mais produtividade e satisfação no trabalho.
A maioria de nós está acostumada a seguir horários de trabalho semelhantes, embora nossos ritmos biológicos variem consideravelmente.
Enquanto o cronotrabalho pode fazer todo sentido do ponto de vista da neurociência e da biologia, nem todos os empregadores estão prontos para aceitarem tal abordagem.
Em ambientes corporativos tradicionais, enquadrar os horários de trabalho ao relógio biológico individual pode não ser bem recebido pelos superiores.
Como resultado, a personalização das jornadas laborais para atender às necessidades individuais é mais comum entre profissionais autônomos e empreendedores, que têm mais liberdade para organizar sua rotina segundo o próprio ritmo natural.
Com informações do site Forbes.
Comentários estão fechados.