Chuva e ventos de até 60 km/h: Inmet emite ALERTA em 18 estados
Segundo a previsão do Inmet, os 18 estados em questão terão tempestades intensas e rajadas de vento que podem chegar aos 60 km/h.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre as chuvas intensas e ventania em 18 estados brasileiros. Segundo a previsão, as chuvas devem ficar entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que podem chegar aos 60 km/h.
Veja também: Alerta climático: 5 sites, apps e ferramentas para conferir a previsão do tempo
Dessa forma, os estados que estão sob alerta do Inmet são: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Pará, Roraima, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Santa Catarina e Tocantins.
Previsão do tempo para dezembro
A previsão do Inmet para o mês de dezembro para o Centro-oeste e Sudeste indica chuvas que podem ultrapassar os 300 mm. O volume será registrado em algumas partes do Mato Grosso, Goiás, Centro-Sul de Minas, Nordeste de São Paulo e Sul do Rio de Janeiro. No norte dos estados de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, as chuvas podem ficar abaixo da média, com volumes menores do que 200 mm.
Já na região Norte do país, as chuvas acontecerão em formas de pancadas, com volumes acima de 80 milímetros no Acre, Amazonas, Rondônia e no sul de Roraima. Há possibilidade para trovoadas, rajadas de ventos e raios. Chove também em partes do Tocantins e do Pará, com os demais estados permanecendo sem chuvas e com tempo seco.
O Nordeste não será atingido pelas chuvas, ficando com o tempo seco principalmente na parte norte e leste da região. Conforme anunciado pelo Inmet, há chances de pancadas isoladas no Piauí, Maranhão, e no Oeste da Bahia, com possibilidade de trovoadas, raios e rajadas de ventos.
Por fim, a região Sul volta a ter temporais intensos e superiores a 90 mm, principalmente no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina. No Paraná, a previsão indica que as chuvas podem passar dos 50 mm.
Comentários estão fechados.