Cidade brasileira tem a maior reserva de cristais de pedra do planeta
Até o nome do lugar remete a essa rica herança geológica.
Desde a Era dos Descobrimentos o Brasil é conhecido por abrigar diversas regiões ricas em minérios. Em especial, destaca-se Minas Gerais, que não ganhou esse nome atoa.
Na época do Brasil Império, a terra do pão de queijo foi exaustivamente explorada numa “corrida do ouro tropical”, por assim dizer. Mas claro, não foi só ouro que acharam em solo mineiro.
Atualmente, Minas Gerais é responsável por 25% da produção de gemas preciosas em todo o mundo, além de ser um dos mais importantes locais de exploração de minérios do planeta, segundo o Serviço Geológico do Brasil (SGB).
E por falar no SGB, é esse mesmo órgão que confirma o Brasil como a principal província gemológica do mundo, entre as nove existentes.
Em meio a toda essa riqueza mineral, destaca-se também a cidade de Cristalina, localizada no estado de Goiás. E assim como Minas Gerais, Cristalina não tem esse nome por acaso.
O município, que fica a 130km do Distrito Federal, tem a maior reserva de cristais de pedra da Terra, ostentando uma incrível variedade de gemas preciosas.
Nas diversas minas espalhadas pelo território da cidade é possível encontrar diversos tipos de cristais procuradas nos quatro cantos do planeta, com destaque especial ao Cristal de Quartzo Lemuriano.
(Imagem: Prefeitura Municipal de Cristalina/reprodução)
Como Cristalina ganhou esse posto?
De acordo com a história oficial do município, disponível em seu site, a região onde hoje fica Cristalina começou a ser visitada ainda no final do século 18 por bandeirantes que exploravam o interior do Brasil.
Na época, os cristais de pedra não tinham o valor de mercado que têm hoje, fato que gerou desinteresse dos viajantes. Porém, ao longo das décadas seguintes o lugar foi visitado outras vezes por pessoas já interessadas na riqueza que havia no solo da “Serra dos Cristais”, como a região foi batizada originalmente.
Após inúmeros eventos, todos relacionados ao garimpo de cristais, entre 1916 e 1918 a cidade foi emancipada, primeiramente denominada São Sebastião dos Cristais e posteriormente rebatizada de Cristalina.
Hoje, o lugar conta com mais de 50 mil habitantes (de acordo com o IBGE) e continua tendo como principal atividade a extração e comercialização de cristais, bem como o turismo, que é impulsionado pela rica história do município.
“Cristalina está localizada sobre o maior domo de Cristal Lemuriano do planeta, algo realmente incrível, que delega ao município uma exclusividade no turismo. A sensibilidade do prefeito Daniel em transformar a potencialidade turística do município de Cristalina em oferta de produtos turísticos, juntamente com a iniciativa privada, permitiu que Cristalina entrasse no cenário turístico, tendo um alcance nacional e internacional.”, disse a Secretaria de Turismo da cidade, em nota.
Comentários estão fechados.