Descobrimento do Brasil (22 de abril)

Resumo sobre a chegada dos portugueses ao Brasil, a expedição, primeiro contato com os índios e contexto histórico.

0

Antes de tudo, é preciso salientar que nos últimos anos a expressão “descobrimento do Brasil” está caindo em desuso. Atualmente, o termo mais empregado é “chegada dos portugueses ao Brasil”.

Essa mudança leva em consideração o fato de que muitos estudiosos afirmam que a palavra descobrimento não descreve o fato histórico com exatidão, uma vez que o território já era habitado pelos índios nativos, que por sua vez, foram conquistados pelos exploradores.

Contexto histórico do descobrimento do Brasil

Durante os séculos XV e XVI o mundo vivia o contexto das grandes navegações e descobrimentos marítimos. Portugal e Espanha, que eram as nações mais poderosas, lançaram-se ao mar em busca de novos territórios e os metais preciosos que porventura fossem encontrados neles.

Esses países também usavam várias rotas marítimas para chegar até as Índias, que eram o maior centro comercial da época, e responsável pelo fornecimento de uma série de insumos, como tecidos, especiarias e joias que eram vendidos na Europa a preços supervalorizados.

De acordo com historiadores, anos antes de os portugueses chegarem ao Brasil, é possível que as terras sul-americanas tenham sido avistadas por navegadores da Coroa de Costela.

A expedição

Estima-se que a esquadra que chegou nas terras brasileiras era composta por aproximadamente 1.400 homens, todos eles muito experientes. Depois da viagem exitosa de Vasco da Gama, em 1498, o objetivo dessa expedição era voltar ao território para fazer novos acordos comerciais. Porém, antes disso, deveriam averiguar as terras a oeste.

Sob o comando de Pedro Álvares Cabral, eles partiram do rio Tejo, em Lisboa, com destino às Índias, no dia 9 de março de 1500. Pouco dias depois atravessaram a Ilha de Cabo Verde, de onde seguiram para o oeste, atravessando o oceano Atlântico.

Rota realizada por Pedro Álvares Cabral e tripulação
Rota realizada por Pedro Álvares Cabral e tripulação

Ao contrário do que foi difundido durante muito tempo, por conta da experiência desses navegadores, é pouco plausível que eles tenham encontrado as terras por acaso e pela trajetória realizada, tampouco se desviaram em virtude de uma tempestade.

Há especulações de que em 1498 uma expedição secreta comandada por Pacheco Pereira, enviado por Portugal, tenha confirmado a existência das terras brasileiras. Sendo assim, é muito provável que outros navegadores tenham antecedido Cabral, novamente refutando a tese do descobrimento.

Em pouco mais de um mês, sem nenhuma intercorrência, a esquadra percorreu mais de 3.600 km até ter os primeiros sinais das terras recém-descobertas. Assim que a expectativa se confirmou, Gaspar de Lemos imediatamente retornou a Portugal. Ele foi o responsável por entregar a famosa carta de Pero Vaz de Caminha ao rei Dom Manoel.

22 de abril – Chegada dos portugueses ao Brasil

O primeiro ponto de terra avistado pelo portugueses foi batizado de Monte Pascoal. Ele faz parte do litoral do território que hoje compõe o estado que hoje é a Bahia, estando localizado próximo ao município de Itamaraju.

Em 22 de abril de 1500, uma pequena parte da expedição desembarcou no local onde hoje é a cidade de Porto Seguro. Mas foi somente dois dias depois que aconteceu o primeiro contato entre os portugueses e os índios nativos, os Tupiniquins e Tupinambás.

Imagem do Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro

O primeiro contato causou profundo estranhamento entre as duas partes. Enquanto os índios desconheciam as comidas portuguesas e animais que traziam, como as galinhas, os portugueses acharam incomum os indígenas andarem nus e não possuírem imagens de santos. Por isso, chegaram a conclusão de que eles não tinham religião.

Ao verem itens feitos de ouro e prata, apontaram para o território. Algumas prospecções foram enviadas em busca dos metais preciosos, que acabaram não sendo encontrados a princípio.

No dia 26 de abril o Frei Henrique Coimbra celebrou a primeira missa e depois dela, Cabral partiu rumo às Índias. Por acreditarem que o território era apenas uma ilha, ele recebeu o nome de Ilha de Vera Cruz. Ao perceberam que tratava-se de um continente, passou a ser chamado de Terra de Santa Cruz.

Apenas em 1511, em virtude da grande quantidade de pau-brasil, é que a terra recém-descoberta recebeu o nome de Brasil. A princípio, nenhuma expedição colonizadora foi enviada por Portugal, e durante algum tempo, o pau-brasil era negociado com os índios e enviado aos lusitanos.

Foi somente depois de 1530, quando o Brasil passou a ser cobiçado por outras nações europeias é que a colonização, de fato, começou.

Leia mais:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.