Cidade ‘fantasma’ do Brasil está localizada no Ceará
Cococi é o nome da cidade fantasma no Nordeste brasileiro.
Abandonada na região Nordeste, a cidade fantasma no Ceará fica localizada em Cococi, distrito do município de Parambu, no coração do sertão dos Inhamuns. Desde 1979, a região de Cococi deixou de ter o status de cidade e agora, depois de 300 anos da sua fundação, adquire o status de localidade fantasma.
Cidades são locais vivos, nos quais construções são feitas, histórias são vividas e os sonhos, realizados. Porém, em algumas situações, locais antes repletos de vida, podem ser abandonados e se tornarem ruínas. É o caso do distrito de Cococi, no Ceará, a cidade fantasma do Brasil.
Leia mais: Aluguel nas alturas: Veja as 10 cidades com o m² mais caro para morar
Cidade Fantasma possui mais de 300 anos de existência
O Sertão dos Inhamuns está localizado em uma região entre a Mata Atlântica e a Floresta Amazônica, na Depressão Sertaneja, em que a vegetação predominante é a caatinga, que cobre os municípios de Aiuba, Arneiroz, Catarina, Parambu, Saboeiro e Tauá.
E é nesse local que está situado o distrito de Cococi, fundado em 1708 pelos coronéis Francisco Alves Feitosa e Lourenço Alves Feitosa. À época, Cococi foi uma cidade muito importante para a região do sertão cearense, com grande impacto na colonização da região.
Alvo de muitas reportagens, em razão do caráter histórico da cidade, com suas ruínas de casas, igrejas e outras construções, Cococi já abrigou cerca de 2 mil pessoas em seu território, segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 1950.
Em 2012, apenas sete pessoas viviam na região, que antes era dominada pelos herdeiros da família dos Feitosa e tinha o status de cidade, segundo a Lei Estadual n. 3.858/1957.
Como Cococi se torna uma cidade fantasma?
Embora a emancipação política do município tenha acontecido com a elevação do distrito à categoria de cidade, em 1965 Cococi voltou a ser um distrito de Parambu, o que levou à saída da família Feitosa e dos outros moradores da cidade.
Isso porque, pelo fato da região estar localizada em uma área de sertão, as secas constantes e a corrupção se tornaram um problema, tornando Cococi um local pouco atraente para investimentos econômicos. Assim, os moradores passaram a procurar outros locais para viver.
Hoje, Cococi tem uma praça, um cartório, um posto fiscal, um hotel, a Câmara Municipal e várias residências abandonadas, que comumente são alvo de pesquisa por estudiosos de história ou se tornam cenário para gravação de filmes.
Comentários estão fechados.