Cidades eternas: veja algumas cidades que existem há muito tempo
Confira algumas cidades que são habitadas há milênios. A maioria faz parte do patrimônio mundial da UNESCO.
Existem algumas cidades que existem há milhares de anos, carregando parte da história do planeta e das principais civilizações. Entretanto, nem todas elas foram constantemente habitadas. Nesta matéria, iremos listar algumas das chamadas cidades eternas, que mantém uma população constante por milênios.
Leia mais: 10 cidades contam com os melhores climas do mundo; uma é Brasileira
A maioria das cidades listadas são consideradas também como patrimônio mundial da UNESCO, e a expectativa é de que continuem habitadas por tempo indeterminado. Mas, infelizmente, algumas correm o risco de desaparecer.
Confira abaixo as cidades habitadas mais antigas da humanidade:
Jericó
Essa cidade da Palestina fica a poucos quilômetros de distância do rio Jordão, aproximadamente 8 quilômetros de distância da ponta norte do Mar Morto e cerca de 27 quilômetros distante de Jerusalém. A histórica Jericó é tida como a cidade mais antiga que ainda existe nos dias atuais, sendo habitada há mais de 10 mil anos.
Rey ou Ray
A capital do Condado de Rey fica localizada na Província de Teerã, no Irã. Também é uma das cidades mais antigas da civilização, sendo habitada desde 6.000 a.C.
Damasco
A capital da Síria, também conhecida como Cidade do Jasmim, é a capital de país mais antiga do mundo, sendo continuamente habitada desde 5.000 a.C. Ainda é tida como um dos maiores centros religiosos e culturais do Levante.
Atenas
A histórica cidade de Atenas, capital da Grécia, sediou o Liceu de Aristóteles e a Academia de Platão. É vista como o berço da democracia e da civilização ocidental. Estima-se que a capital mais antiga da Europa é continuamente habitada desde 5.000 a.C.
Jerusalém
Localizada entre o mar Morto e o Mediterrâneo, Jerusalém é a cidade sagrada de três religiões – cristianismo, islamismo e judaísmo. Foi destruída pelo menos duas vezes no decorrer da história, além de atacada 52 vezes, sitiada 23 vezes e capturada e recapturada em 44 situações. Acredita-se que a cidade santa tenha uma população continua desde o período entre 4.500 e 3.400 a.C.
Argos
Por fim, Argos foi considerada por Heródoto como a primeira grande cidade na Grécia que conseguiu um destaque em relação ao comércio com o Mediterrâneo Oriental. Os primeiros povos a habitar a cidade são datados por volta de 3.000 a.C.
Comentários estão fechados.