Ciência descomplicada: regeneração dos dentes explicada para crianças
Quando se fala de cuidado com os dentes, muitas vezes vem à cabeça problemas como o tártaro e as cáries. Conheça um artigo científico que explica facilmente a regeneração natural desses integrantes bucais.
Para combater casos como a formação de cáries, é formada uma barreira interna chamada de reparação dentária. Esse nome é dado, pois as células do dente se reconstroem a partir de sua parte interna, impedindo o avanço da cárie e auxiliando na regeneração do local.
Contudo, existem técnicas de estudo que se aplicam a essas células com o intuito de recriar a capacidade regenerativa, algo que não é considerado uma tarefa fácil.
Pesquisadores da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, da USP, resolveram criar o artigo científico “Can we Help Teeth to Repair Themselves?”.
O texto é destinado para as crianças e adolescentes entenderem o processo por trás da regeneração dos dentes.
Mais detalhes sobre o texto científico
“O artigo mostra métodos de imagem que o cirurgião-dentista pode utilizar para avaliar a neoformação tecidual no consultório e os métodos usados na investigação em laboratório.
E explica como as células-tronco podem ser coletadas da polpa dentária para serem usadas em engenharia tecidual e na formação de diferentes tecidos e órgãos”, disse Francisco Wanderley Garcia de Paula e Silva, professor da Forp e coordenador do grupo.
(Imagem: divulgação)
O objetivo é ensinar de maneira simples e de fácil entendimento como funciona o processo de regeneração das células dos dentes e como elas são utilizadas durante estudos.
Com a apresentação do artigo, visa-se também informar sobre as células-tronco encontradas na polpa dos dentes. Essas que têm uma habilidade regenerativa incrível e podem, após o surgimento de cáries, formar novas partes dentárias.
Presença das células-tronco
Apesar de serem encontradas nos dentes tanto de adultos como de crianças (dentes de leite), as células-tronco vão muito além do ponto de reparação dos danos causados nestes integrantes da boca em si.
Elas são motivo de estudo em diversas áreas, sendo células capazes de restaurar inúmeros tipos de órgãos do corpo.
Um exemplo muito evidente são o coração, fígado, músculos e ossos, sendo assim demonstrando o infinito potencial regenerativo dessas células.
Para conferir o artigo sobre os dentes e sua regeneração desenvolvido pelos pesquisadores da USP, basta clicar neste link e acessar o documento na íntegra.
Comentários estão fechados.