Atenção! Você pode estar usando o fio dental da maneira errada

Com a capacidade de remover restos de alimentos em lugares de difícil acesso, o fio dental é um excelente material na prevenção de doenças bucais e mau hálito.

Apesar de ter se tornado um hábito muito comum, muitas pessoas não sabem como usar o fio dental corretamente, tendo em vista que fazem uso deste material de formas diferentes, como, por exemplo, uns fazem uso antes da escovação, enquanto outros preferem usá-lo depois. Esta é uma das diversas dúvidas no momento de realizar a higiene oral.

Leia mais: Este simples hábito de higiene bucal pode te ajudar a evitar doenças

Aprenda o passo a passo para usar o fio dental

Confira agora qual o passo a passo para utilizar de forma correta o fio dental, tendo em vista a sua função de eliminar resíduos alimentares:

Breve história do fio dental

Inicialmente, era utilizado um fio de seda com o mesmo intuito que hoje o fio dental é utilizado, ou seja, para eliminar resíduos de alimentos entre os dentes.

O principal registro se deu no século XIX, por volta do ano de 1815. A ideia foi de um dentista chamado Levi Parmly, de Nova Orleans, que passou a recomendar o fio de seda para os seus pacientes.

Atingindo regiões onde a escova não alcança

Nos espaços interdentais pode haver um acúmulo significativo de resíduos alimentares, que podem ser impregnados nos dentes, atingindo assim a gengiva e causando inflamações e infecções.

Devido à anatomia das cerdas nas escovas de dente, essas áreas não são alcançadas, tornando essencial o uso do fio dental para remover esses restos de alimentos.

Utilize o fio dental de forma correta

Antes de tudo, saiba que utilizar o fio dental antes ou após a escovação não irá gerar uma diferença significativa na qualidade da sua higiene. O mais importante, afinal, é remover a placa bacteriana (película de bactérias geradas pelos restos alimentares).

Não tenha medo de inserir o fio na linha da gengiva. Com cuidado e usando pelo menos 40 centímetros de fio, adentre cerca de 2 a 3 mm na gengiva para remover qualquer foco de biofilme nesta região.

O que fazer se a gengiva sangrar?

Não deixe de usar o fio dental em caso de sangramento gengival. Se ela está sangrando, é um sinal de inflamação na gengiva. Dessa maneira, é ideal que você persista de forma cautelosa com a higienização dos dentes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.