Clima do cerrado – temperatura, precipitação, ventos e radiação solar

Segundo maior bioma do Brasil, a área coberta pelo cerrado possui um clima que lembra o das savanas africanas. Confira suas principais características!

0

Área original do cerrado brasileiro (Mapa: Sistema Nacional de Informações Florestais)

Conhecido por suas árvores baixas, esparsas, e a vegetação gramínea, o cerrado é o segundo maior bioma do Brasil. Localizado principalmente na região Centro-Oeste, ele abrange parte dos territórios de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, além de estados em outras regiões, como Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Piauí, Paraná, Tocantins, Maranhão e Rondônia.

O cerrado brasileiro é um dos hotspots mundiais de biodiversidade, ou seja, é uma área que abriga uma grande concentração de espécies endêmicas, que ocorrem exclusivamente apenas nesta região geográfica, e estão sob ameaça de extinção. Tal status é preocupante, já que de todos os hotspots, o bioma é o que tem a menor porcentagem de áreas sob proteção integral.

Como é o clima do cerrado? O clima predominante no cerrado é o Tropical sazonal, de inverno seco. Confira mais informações:

Temperatura

(Gráfico: USP)

O clima é quente e se mantém, durante a maior parte do ano, entre 21ºC e 27ºC, mas pode chegar a superar os 40ºC em determinados períodos, como na primavera e verão.

Durante as estações outono/inverno, nos meses de maio, junho e julho, as mínimas podem ficar próximas aos 10ºC ou até menos.

Precipitação

A precipitação média anual fica entre 1200 e 1800 mm, mas varia de acordo com as estações. De outubro a março, durante a primavera e o verão, ocorre a estação chuvosa. Nesta época, podem acontecer curtos períodos de seca, os veranicos.

No outono e inverno, de maio a setembro, os índices pluviométricos mensais caem e podem chegar a zero. Em julho e agosto, a umidade relativa do ar pode chegar a ficar a valores próximos de 15%, nível que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) oferece risco à saúde.

A seca pode ter duração de 3 a 5 meses. A vegetação do cerrado é adaptada para este período, pois possuem raízes pivotantes profundas que podem chegar a até 20 metros de profundidade e atingir camadas de solo permanentemente úmidas.

O clima do cerrado é classificado como como tropical sazonal, com inverno seco

Ventos

A atmosfera do cerrado costuma ser calma, sem ventos fortes. Somente em agosto que costumam ocorrer ventanias, que podem até formar redemoinho de poeira.

Radiação solar

Em geral, a radiação solar no cerrado é bastante intensa, em especial no inverno, quando o céu fica praticamente sem nuvens. Nos períodos chuvosos de alta nebulosidade ou na época de seca, com abundância de névoa, o nível de radiação diminui.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.