16 Símbolos do natal e seus significados

Saiba o que os enfeites, comidas e adereços significam. Conheça o conceito por trás de cada um deles e se encante com o espírito natalino.

0

Quando o natal se aproxima é muito comum decorar a casa com vários enfeites, adereços, luzes e objetos característicos da época natalina. O que muita gente não sabe, é que esses instrumentos tem um significado especial por trás. E foi por isso que separamos uma lista com 16 deles para você conhecer.

 Árvore de Natal

Símbolo mais conhecido da época natalina, na tradição cristã, simboliza vida, paz, esperança e alegria

Presépio de Natal

 

Simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu.

 Papai Noel

Representa o bom velhinho que dá presentes para as crianças no dia de Natal.

Estrela de Natal

Responsável por guiar os três reis magos até o local de nascimento do menino Jesus.

 Sinos de Natal

Representa o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.

Guirlanda

Usada como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal.

Meias na chaminé

Simbolizam a prosperidade, a boa sorte e a riqueza para a família.

Ceia de Natal

É o símbolo da festa. É o banquete que festeja a chegada de Jesus na vida de cada um.

 Peru

O peru é um dos pratos mais requisitados para a ceia de Natal e que representa fartura e partilha.

Anjo

Além de ser um símbolo celestial, o anjo faz referência ao anjo Gabriel, que avisou Maria que estava grávida de Jesus, sendo considerado o mensageiro das boas novas de Deus.

Coroa de Avento 

Muito mais do que um bonito objeto de decoração, para os cristãos a coroa do Advento é um anúncio do Natal. Simbolizam a espera pela vinda do Senhor, em que os ramos são a eternidade de Deus e cada vela é um voto específico para os fiéis, enquanto sua luz é a afirmação de que o Evangelho brilha na vida de quem serve a Cristo. 

Cartões de Natal

 

Tornou-se uma tradição enviar postais com uma mensagem bonita entre família, amigos e clientes. Traz a ideia de alegria, agradecimento e partilha.

Canções Natalinas

As canções ou cantigas natalinas são tradições que foram difundidas entre países cristãos. As letras reforçam os valores cristãos, com muita alegria e amor ao próximo. Uma das músicas mais famosas natalinas é  “Noite Feliz”. 

Boneco de Neve

 

É uma forma de divertir as crianças, já que conveniente que as pessoas passem a maior parte do tempo dentro de casa, com o clima frio em algumas regiões, por isso trouxe o símbolo de boneco de neve para dentro de casa no clima natalino.

 

Bonecos de Biscoito

 

É uma forma de fazer com que as crianças participem de forma ativa nos preparos natalinos, sendo então uma popular durante a temporada de Natal.

 

Panetone

 

Símbolo da tradição natalina,  a partir  de um costume antigo dos milaneses, no norte da Itália, de preparar pães doces para as celebrações de fim de ano.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.