Clima Semiárido: Características, Vegetação e ação no Brasil

Saiba mais sobre um dos climas comuns do Nordeste brasileiro. Características, Vegetação e como ele é distribuído no Brasil.

0

Localizado nas bordas dos desertos da América do Norte, América do Sul, Austrália, África,  o clima semiárido corresponde é um dos tipos de clima que apresenta longos períodos de estiagem (seca), altas temperaturas (média anual de 27°), em que as chuvas são escassas (média anual inferir a 750 mm) e mal distribuídas.

É comum que esse clima seja recorrente numa grande área do sertão nordestino. Mais precisamente, podemos localizá-lo na região centro-norte da Bahia; interior (região oeste) dos estados do Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte; região centro-sul do Ceará; sul e sudeste do Piauí.

Características do Clima Semiárido

  • Baixa umidade
  • Altas temperaturas
  • Baixo índice pluviométrico
  • Chuvas irregulares e escassas
  • Pouca variação de temperatura (amplitude térmica). A média anual fica entre 25°C e 28°C.
  • Solo pobre em nutrientes
  • O clima semiárido é seco e quente.
  • Ação irregular de massas de ar tropical e equatorial.
  •  As poucas chuvas se concentram entre os meses de janeiro a maio.

Vegetação do Clima Semiárido

A vegetação recebe diversos nomes, de acordo com os locais em que são encontradas. São conhecidas como “estepe” na Europa e Ásia, “pradaria” na América do Norte e “pampas” na América do Sul.

São em geral, constituídas por gramíneas e pequenos arbustos, e seus solos são descobertos e incapazes de sustentar grandes planas, porém nas regiões semiáridas temperadas e subtropicais, esses solos costumam ser muito férteis, possuindo algumas áreas destinadas a produção agrícola ou pecuária.

Clima Semiárido no Brasil

Como dito anteriormente, no Brasil, o clima semiárido ou tropical semiárido é encontrado na região Nordeste do país,  mais precisamente em uma região que une diversos estados, denominado  “Polígono das Secas”.

Essa região abrange cerca de 11% do território nacional, contendo os estados da: Bahia, Ceará, Alagoas, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte; e ainda, parte do sudeste do país, o norte de Minas Gerais.  Essas regiões sofrem  com a falta de água ou sua baixa oferta por longos períodos.

O bioma predominante desse clima é a caatinga, com predominância de vegetação xerófila, adaptada aos climas secos.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.