Vai tirar ou renovar a CNH em 2022? Veja o que mudou nas regras do documento

CNH segue atualizações definidas pela mudança no Código de Trânsito Brasileiro e aumenta prazo de renovação, entre outras regras.

Aprovadas no Congresso Nacional e sancionadas pelo Presidente da República, as mudanças realizadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) já estão em vigor. Por isso, qualquer pessoa que estiver tirando a habilitação esse ano, ou renovando o documento, precisa estar atento ao que mudou.

Por exemplo, uma das mudanças que vem com a alteração no código é a política de pontuação na CNH, que tem um novo limite. Assim, para que o motorista perca a carteira de habilitação, serão necessário mais pontos do que antes.

Leia mais: Nova CNH: Brasil contará com repaginação da Carteira Nacional de Trânsito.

Por fim, e o que mais interessa a maioria dos brasileiros, é o novo prazo de validade da CNH e o prazo para renovação. Em geral, houve um aumento da validade, porém com algumas ressalvas específicas. Confira.

Renovação da CNH 2022

Quem for ao Detran tirar a CNH em 2022 encontrará um prazo de validade um tanto maior que os motoristas mais antigos. Isso porque, para quem tirar a habilitação a partir de janeiro de 2022, a validade do documento será de 10 anos.

No entanto, fique atento, pois esse prazo irá depender da idade do motorista. Para os que tem mais de 50 anos, são cinco anos de validade. Semelhantemente, os motoristas acima dos 70 anos tem habilitação com validade de apenas três anos.

Para facilitar a vida do motorista, o Detran irá enviar uma notificação com a antecedência de 30 dias da data do vencimento da carteira. Dessa forma, os condutores estarão menos suscetíveis a perder o prazo da renovação.

O que mudou?

Basicamente, o que mudou foi o modelo de avaliação seguida que, segundo alguns especialistas, ficou mais criterioso e responsável.  Por exemplo, agora as aulas práticas de direção veicular pela noite são obrigatórias para obter a CNH.

Além disso, outras mudanças foram estipuladas quanto ao reexame para alunos que foram reprovados na prova escrita ou prática. A esses candidatos, o exame só poderia ser aplicado novamente quinze dias após a divulgação do resultado.

Todavia, a partir das novas regras, não há mais prazo para repetir a avaliação, o que pode facilitar o processo de retirada da carteira. Por fim, foi alterado também o prazo para o exame de aptidão física e mental, que passou de cinco para dez anos.

Para conferir mais detalhadamente todas as mudanças que vieram a partir da Lei 14. 071, você pode acessar o site do Detran. Ademais, mande essa matéria para os amigos e familiares nos ajude a compartilhar informações relevantes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More