CNH: Veja as principais mudanças

Novo modelo da CNH apresentará mudanças no visual, na segurança e nas modalidades. Confira!

A Resolução 886, promulgada pelo Conselho Nacional de Transportes (Contran) em dezembro de 2021, entrou em vigor a partir do dia 1º de junho deste ano. As mudanças da CNH estão relacionadas com o visual, a segurança, sistema de pontuação e de modalidades. Confira mais detalhes neste artigo.

Leia mais: Restituição do IR 2022: Pagamentos começam ainda em maio; confira o calendário

Veja as principais mudanças da CNH

Em relação ao visual, a nova CNH manterá o QR Code e as informações do motorista no verso. No entanto, as cores irão mudar, sendo agora predominantes o amarelo e o verde. Da mesma forma, haverá desenhos de veículos que o motorista pode dirigir. Aqueles que possuem permissão terão a letra “P” escrita em seus documentos, enquanto aqueles que tiverem a versão final terão a letra “D”.

Além disso, o novo modelo passou por diversas alterações para atender aos padrões internacionais. Nesse caso, a CNH passará a usar padrões que são aceitos em quase todo o mundo, em vez de se limitar às rotas nacionais. Apenas o Cartão de Trânsito Digital estará disponível para o motorista.

Mudanças no sistema de pontos da CNH e categorias

Outra alteração foi em relação ao sistema de pontos da CNH. Nesse sentido, os motoristas agora podem atingir até 40 pontos em sua habilitação e continuar dirigindo. No entanto, é preciso que eles não tenham nenhuma infração gravíssima. Quanto mais medidas gravíssimas, menor será o limite de pontuação para ter a carteira suspensa.

Desde que as mudanças foram anunciadas, a classificação de veículos da CNH em 14 categorias diferentes tem recebido mais atenção. Isso ocorre porque as letras formam combinações com o número um. O objetivo é que a classificação siga um padrão europeu, com uma divisão para transporte de pessoas e mercadorias.

Dessa forma, a letra D significa transporte de passageiros, C para transporte de carga e E para veículos articulados. Como resultado, quando essas letras são combinadas, elas determinam quais tipos de veículo um motorista pode operar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More