CNH: Veja as principais mudanças

Novo modelo da CNH apresentará mudanças no visual, na segurança e nas modalidades. Confira!

A Resolução 886, promulgada pelo Conselho Nacional de Transportes (Contran) em dezembro de 2021, entrou em vigor a partir do dia 1º de junho deste ano. As mudanças da CNH estão relacionadas com o visual, a segurança, sistema de pontuação e de modalidades. Confira mais detalhes neste artigo.

Leia mais: Restituição do IR 2022: Pagamentos começam ainda em maio; confira o calendário

Veja as principais mudanças da CNH

Em relação ao visual, a nova CNH manterá o QR Code e as informações do motorista no verso. No entanto, as cores irão mudar, sendo agora predominantes o amarelo e o verde. Da mesma forma, haverá desenhos de veículos que o motorista pode dirigir. Aqueles que possuem permissão terão a letra “P” escrita em seus documentos, enquanto aqueles que tiverem a versão final terão a letra “D”.

Além disso, o novo modelo passou por diversas alterações para atender aos padrões internacionais. Nesse caso, a CNH passará a usar padrões que são aceitos em quase todo o mundo, em vez de se limitar às rotas nacionais. Apenas o Cartão de Trânsito Digital estará disponível para o motorista.

Mudanças no sistema de pontos da CNH e categorias

Outra alteração foi em relação ao sistema de pontos da CNH. Nesse sentido, os motoristas agora podem atingir até 40 pontos em sua habilitação e continuar dirigindo. No entanto, é preciso que eles não tenham nenhuma infração gravíssima. Quanto mais medidas gravíssimas, menor será o limite de pontuação para ter a carteira suspensa.

Desde que as mudanças foram anunciadas, a classificação de veículos da CNH em 14 categorias diferentes tem recebido mais atenção. Isso ocorre porque as letras formam combinações com o número um. O objetivo é que a classificação siga um padrão europeu, com uma divisão para transporte de pessoas e mercadorias.

Dessa forma, a letra D significa transporte de passageiros, C para transporte de carga e E para veículos articulados. Como resultado, quando essas letras são combinadas, elas determinam quais tipos de veículo um motorista pode operar.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.