Coberta e Netflix: frio de até 5ºC chega ao Brasil NESTE fim de semana
Após semanas com temperaturas máximas recordes, os moradores do Centro-Sul terão que lidar com frio de até 5ºC. Veja a previsão!
Uma nova frente fria que se aproxima da região Sul do país irá favorecer a entrada do ar de origem polar nos estados da região. Com isso, a previsão indica que as temperaturas no Centro-Sul brasileiro devem cair consideravelmente entre esta sexta-feira (24) e sábado (25). A queda mais significativa deve ocorrer na madrugada de sábado, com previsão de 5 °C nas serras Catarinense e Gaúcha.
Veja também: ALERTA! Chuvas fortes dominam o Brasil pelos próximos 15 dias.
Devido a essa condição, há chances de formação de geada nesses pontos. Já nas áreas da baixada, as temperaturas mínimas ficarão em torno de 9 °C, como nas cidades de Dom Pedrito (RS), Caçador (SC) e General Carneiro (PR). Não há risco de geada nesses municípios, porém, a temperatura do solo ficará abaixo dos 10 °C. Com isso, as lavouras de primeira safra recém-semeadas podem ser prejudicadas.
Frente fria chega ao Sudeste
Após semanas de altas temperaturas devido à nova onda de calor, os moradores do Sudeste finalmente terão uma trégua. A frente fria deve chegar à região no final de semana, derrubando as temperaturas e deixando o clima mais ameno. Ao contrário da região Sul, não há risco de geada para os estados do Sudeste.
Dessa forma, a mínima prevista no sábado para a capital São Paulo é de 14 °C, com a máxima de apenas 15 °C. Em Juiz de Fora (MG), a previsão indica mínima de 16 °C e máxima de 19 °C. No Rio de Janeiro, as temperaturas irão variar entre 18 °C a 20 °C. Com a chegada do frio, os moradores do sudeste terão que abrir mão do ar-condicionado e tirar as roupas de frio do armário.
Segundo a Defesa Civil, a passagem da frente fria causará fortes chuvas, além de temporais com raios, granizo e rajadas de vento. “Haverá acumulados elevados em um curto espaço de tempo, ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois haverá risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a descargas elétricas e vento forte”, informou o órgão.
Comentários estão fechados.