Como dormir bem e descansar à noite com calor e altas temperaturas? Saiba mais!

Desconforto causado pelo calor está ligado à vasodilatação.

O Brasil passa, mais uma vez, por outra onda de calor e as temperaturas podem chegar a mais de 40ºC em algumas regiões. Isso atrapalha nosso dia a dia em vários aspectos: na alimentação, nos exercícios e, também no descanso. Afinal, como é possível dormir bem à noite com este calor?

Durante o sono, nosso corpo entra em um estado de relaxamento. Mas, para que isso aconteça, o cérebro precisa entender que estamos seguros. O que quase não acontece no calor.

Em entrevista ao G1, a neurologista e médica do sono do Hospital Israelita Albert Einstein, Leticia Azevedo Sister, explicou:

“A gente chama isso de essência comportamental, que é aquele comportamento tranquilo que caracteriza o sono. Para isso, a gente precisa estar numa situação em que o nosso corpo, e principalmente o nosso cérebro, se sinta protegido”, diz Soster”.

Segundo ela, em condições de extremo calor ou extremo frio, nosso corpo ativa alguns mecanismos de defesa. É como se ele nos mantesse em estado de alerta. Por isso é tão difícil dormir.

Vasodilatação é a chave do negócio

Em situações de muito calor ou muito frio, algo que dificulta bastante a nossa noite de sono é a vasodilatação – ou seja, quando nossos vasos sanguíneos se “abrem” para que mais sangue passe por eles.

É ela quem impacta diretamente nas funções cerebrais para nos deixar em alerta. E, além de dificultar o início do sono, deixa-o totalmente fragmentado. Ou seja, acordamos várias vezes durante a noite e não temos uma noite de sono reparadora.

Como ter uma boa noite de sono no calor?

Há algumas coisas que você pode fazer para tentar mitigar os efeitos do calor no corpo e ter uma noite de sono agradável – pelo menos nos dias mais críticos.

  • Dormir com janelas abertas e deixar o ambiente o mais arejado possível;
  • Usar roupas leves para dormir;
  • Utilizar roupas de cama adequadas – evite tecidos sintéticos e que não “respiram”;
  • Tome um banho frio antes de dormir – vai ajudar a diminuir a temperatura e mitigar a vasodilatação;
  • Fazer lavagem nasal com soro fisiológico;
  • Dormir na hora em que a temperatura está mais amena (se possível);
  • Beber muita água.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.