Cobra sufoca ao tentar devorar cachorro; outros animais ‘deduraram’ o que aconteceu
Dono do animal é morador das redondezas. Ele registrou o momento e disse que nunca viu algo parecido acontecer.
Uma cobra sucuri morreu enquanto tentava comer um filhote de cachorro na zona rural de Dueré, no sul do Tocantins. De acordo com o dono do animal, Beto Gonçalves, 75, foram seus outros cães que ‘deduram’ a serpente.
Segundo contou ao G1 de Tocantins, o cachorro era um filhote da raça American. O animal desapareceu uma semana antes e ele passou dias procurando pelo companheirinho, até que, com o latido dos outros animais, encontrou a cena.
“Moro toda a vida na roça, já vi sucuri pegar muito bicho, mas nunca tinha visto morrer engasgada”, disse ele ao site de notícias.
Homem encontrou cobra com cachorro na boca
Quando encontrou presa e predador, Beto acreditou que a cobra ainda estava viva. “Corri e falei: ‘mulher, a sucuri está ali com o cachorro na boca’”, relembrou.
Entretanto, quando chegou mais perto, viu que os dois animais já estavam mortos. “Chamei meus filhos para tirar a foto para contar para alguém, porque se contar a história ‘de cara limpa’ vão olhar e rir, dizer que estava mentindo”, justificou.
E, por fim, ainda mandou um recado para a cobra: “morreu de atrevida”.
Sucuris podem, sim, morrer almoçando, diz bióloga
Ao G1, a bióloga Raiany Cruz, uma especialista em cobras, disse que a situação flagrada por Beto não é tão incomum quanto se imagina. Mas a explicação não o que ele acredita.
O que acontece é que todo o ataque da sucuri – que envolve imobilizar e apertar a presa em uma espécie de “abraço” – gera muito gasto energético. Sem contar a própria digestão. Tudo isso pode levar à morte da serpente.
Então, o que provavelmente aconteceu é que a sucuri “morreu de cansada”.
“Dependendo do tamanho da presa a serpente vai ter um gasto energético demasiado para fazer a digestão e dependendo do estresse que foi colocado para fazer essa ação ela pode vir a óbito em função desse gasto energético e do estresse”, explicou Raiany.
Há, ainda, outra possibilidade: as unhas do cachorro podem ter perfurado as vísceras da sucuri. “Já aconteceu caso de alimentação com porco espinho e os espinhos perfurarem”, explicou. “Chifres, cornos, cascos,… Essas estruturas que o animal não consegue digerir, com potencial de perfuração, podem causar óbito”.
Comentários estão fechados.