Corn Snake: Cobra exótica de origem norte-americana é encontrada em Brasília

Polícia ambiental trabalha com a hipótese de que o animal fugiu do criador, um provável traficante de animais silvestres.

Um porteiro na Asa Sul, em Brasília, teve uma experiência inusitada em seu ambiente de trabalho na última terça-feira, 14. Isso porque ele encontrou uma Corn Snake em Brasília, mais precisamente no pátio de um prédio.

A Polícia Ambiental trabalha com a hipótese de que o animal fugiu de seu criador, que pode responder por tráfico internacional de animais.

Sobre o resgate

Após a captura, a serpente foi para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, ou CETAS, do Ibama. No caso, o animal não está habituado ao ecossistema brasileiro e, portanto, não pode ir para a natureza. Logo, a melhor opção é mantê-lo em área de monitoração, como zoológicos ou serpentários credenciados.

Uma vez que o animal não é comum no Brasil, a única possibilidade de ele ter vindo para aqui é por meio do tráfico internacional de animais. Assim, a Polícia Ambiental agora investiga a origem da serpente para rastrear o criador e também o criminoso. Após a identificação, o responsável pelo tráfico irá responder judicialmente pelo ato.

Corn Snake.
Foto: Google

Aqui no Brasil, a pena para tráfico internacional de animais silvestres envolve reclusão de seis meses a um ano, além de multa. Todavia, existe a proposta para que essa pena aumente e haja a reclusão de pelo menos três a oito anos, além das multas. Atualmente, a multa está entre R$ 500 e R$ 5.000.

Conheça a Corn Snake

O nome Corn Snake faz referência ao ambiente comum dessas serpentes, que são os milharais nos Estados Unidos. Segundo a história, a serpente recebeu esse nome pelos colonizadores ainda no século XVIII. Ademais, ela pode aparecer em florestas caducifólias ou encostas rochosas.

Essa espécie consegue viver entre 15 e 20 anos e atingir o máximo de 1,5 metro de cumprimento. Normalmente, elas têm tons de vermelho e amarelo na pele, mas são mais de 20 classificações de cores diferentes. Apesar de ser ótima predadora de animais pequenos, como ratos, essa serpente não tem veneno funcional.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.