Coçar os olhos pode causar cegueira

Hábito pode trazer sérios danos à saúde dos seus olhos

Você sabia que coçar os olhos pode causar cegueira? Pode parecer estranho, mas esse problema está entre os maiores responsáveis por procedimentos de transplantes de córnea no mundo inteiro. Existem muitas causas para essa condição, mas é importante entender que ela também está bastante ligada ao hábito de coçar os olhos. Veja abaixo como isso é possível,

Leia mais: Confira hábitos que exercitam o cérebro e previnem doenças como o Alzheimer

O que é ceratocone?

Basicamente, a ceratocone ocorre quando há uma alteração na córnea. Isso porque a condição provoca um afinamento desta estrutura, deixando-a com o formato de um cone. Dessa forma, a condição desenvolvida acaba atrapalhando a capacidade dos olhos em focalizar em uma imagem. Segundo pesquisadores, a cada 100 mil pessoas no mundo, cerca de 50 a 200 pessoas desenvolvem essa doença.

Causas da doença

A ceratocone pode ser causada por fatores muito comuns e genéricos, como o próprio hábito de coçar os olhos. Logo, é importante evitar esse impulso, que pode ser bastante comum em países com clima quente, como o Brasil. Além disso, pessoas com rinites alérgicas ou alergias oculares também podem ser extremamente afetadas. Portanto, o tratamento para doença também deve ser acompanhado com a resolução das causas relacionadas.

Os sintomas da doença

No geral, já na adolescência é possível perceber a doença se manifestando, por isso é necessário consultar um oftalmologista quando jovem. Afinal, como não apresenta inflamação e é indolor, é muito difícil de ser identificada, até que seja estabilizada, por volta dos 30 anos. Inclusive, atinge os dois olhos de maneira assimétrica, normalmente afetando mais um olho do que o outro.

Além disso, é importante entender que os sintomas podem variar bastante de acordo com a fase da doença e até mesmo podem varias as doenças de refração das quais elas possam ser acompanhadas, como miopia, astigmatismo, fotofobia e dificuldade de enxergar em ambientes com pouca luz. Por conta disso, é uma condição extremamente comum em pessoas com alto grau de astigmatismo, visto que possuem muitos sintomas correlacionados.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.