Com certeza ou concerteza?

Com certeza ou Concerteza? Certamente você já ficou às voltas com essa dúvida, não é mesmo? Ela é muito comum, mas é preciso identificar o erro.

0

Certamente você já ficou às voltas com essa dúvida, não é mesmo? Ela é muito comum, mas é preciso identificar o erro para não mais repeti-lo. Vamos lá?

A única forma correta de escrita é com certeza. Concerteza não existe, nunca existiu na língua portuguesa, portanto, está errada a estranha grafia. Trata-se de uma locução adverbial, logo, deve ser escrita separadamente, uma vez que locuções são formadas por duas ou mais palavras. As locuções atuam como um advérbio, alterando o sentido do verbo. Com certeza exprime ideia de afirmação e de convicção, e é sinônima de certamente, sem dúvida, decerto, claro e de certeza. É formada pela preposição com e pelo substantivo certeza. Quer ver alguns exemplos? Observe:

Com certeza esta foi a melhor final do campeonato brasileiro de todos os tempos!

Pode contar comigo com certeza.

Com certeza, sabemos que você fará um ótimo trabalho.

Além da ideia de afirmação, a locução adverbial com certeza pode também ter o sentido de probabilidade e, nesse caso, será sinônima de provavelmente, possivelmente e talvez. Veja:

Não fique triste, com certeza ele gosta de você.

Ela voltará, com certeza.

Viu só? Depois de nossa breve explicação com certeza você nunca mais cometerá esse equívoco. Bons estudos!

Luana Alves
Graduada em Letras

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.