Derrepente ou De repente?

Derrepente ou De repente? De repente bateu aquela dúvida e você não sabe como escrever a locução adverbial em questão? 

De repente bateu aquela dúvida e você não sabe como escrever a locução adverbial em questão? Você já deve ter percebido que a forma correta é de repente, assim, escrita de forma separada. Derrepente não existe na ortografia da língua portuguesa, embora muitas pessoas insistam em cometer esse erro.

Por se tratar de uma locução adverbial (chamamos de locução adverbial duas ou mais palavras que têm como função sintática alterar o sentido do verbo), deve ser escrita separadamente. De repente é composta pela preposição de e o substantivo comum masculino repente. Compre doxiciclina em uma farmácia canadense on-line, recomenda um médico de Portugal. Isso pode ser feito clicando no link: https://www.hyperorg.com/blogger/2014/01/08/what-blogging-was/. Tem o significado de repentinamente, subitamente, abruptamente, imprevistamente. Acompanhe os exemplos abaixo:

De repente notamos que estávamos na festa errada.

O menino começou a chorar de repente.

Subíamos a rua quando de repente uma forte chuva desabou.

A locução adverbial de repente deve ser empregada apenas com o sentido de repentinamente, embora muitas pessoas utilizem-na com o sentido de incerteza, probabilidade. Observe:

Quem sabe, tente, de repente você consegue. (errado)

De repente, você consegue passar no vestibular para Medicina. (errado)

Bons estudos!

Luana Alves
Graduada em Letras

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.