Comer peixe cru é saudável?
A culinária oriental já conquistou o paladar de muitos brasileiros, inclusive os pratos que levam peixe cru. Saiba mais!
A culinária oriental tem conquistado espaço na mesa dos brasileiros. Contudo, vale destacar que sua origem não é somente oriental, pois alguns povos antigos das Américas já consumiam pratos que levam peixe cru.
Hoje, as preparações que contém esse ingrediente já fazem parte do jantar e das refeições de muitos. Mas afinal, comer peixe cru é saudável? Preparamos um artigo para contar todos os benefícios e malefícios desse alimento. Confira!
Veja mais em: 10 pratos típicos para conhecer a culinária vietnamita
Pratos com peixe cru
O peixe cru não é algo somente restrito à culinária oriental, visto que países como o Peru também possuem esse ingrediente nos seus pratos. O ceviche, por exemplo, é um prato cujo ingrediente principal é o peixe cru.
Outros lugares, como o Havaí, também trazem o Poke, que apresenta a iguaria. Esses peixes podem ser utilizados totalmente crus ou pré-cozidos. Esses pratos surgiram com o objetivo de conservar o alimento e preservar suas sobras em regiões de pescadores.
Atualmente existem diversos pratos sofisticados que utilizam essa iguaria no cardápio. Alguns chefes, por exemplo, dizem que os melhores são os peixes naturais de águas geladas, pois possuem um sabor inigualável nas preparações.
É perigoso comer peixe cru?
Comer peixe cru não é prejudicial à saúde, desde que seja consumido e higienizado de maneira correta. Além disso, em um plano alimentar equilibrado, ele pode fazer a diferença.
O sashimi, por exemplo, é uma boa opção. Isso porque ele não demanda o uso de gorduras, açúcares e outros ingredientes prejudiciais à saúde durante sua preparação. Ademais, as propriedades do peixe, como o ômega 3, são mais acentuadas quando consumido cru.
Contudo, na hora de optar por um peixe cru, verifique a presença do selo SIF (Serviço de Inspeção Federal). Ele é responsável por inspecionar a qualidade dos alimentos de origem animal. Vale a pena buscar por produtos de qualidade, ainda mais os que possuem origem animal.
Comentários estão fechados.