Comidas típicas da Argentina – Culinária de massas, doces e carnes

As comidas típicas da Argentina refletem a influência da cultura europeia no país e traços de culinárias indígenas.

3

A culinária argentina é distinta do resto da América Latina em razão da influência de duas grandes tradições europeias: a comida italiana e espanhola. Também há a influência da comida nativo-americana de origem andina e guarani.

Devido a ligação com a culinária espanhola e a italiana, os pratos típicos do país  fazem parte da dieta mediterrânea.

A Argentina é famosa por sua comida rica em proteínas. A parrillada, carne grelhada, é bastante popular. Na região da Patagônia, as carnes de cordeiro e de bode são mais consumidas que a de boi na comida.

Vegetais e saladas também são marcantes. Tomate, cebola, alface e berinjela são acompanhamentos comuns assim como pizza e massas.

Quais são as comidas típicas da argentina?

1 Alfajor

Alfajor

Trata-se de duas ou três camadas de massa assada, com um recheio de doce de leite. Por cima, é colocado açúcar de confeiteiro, ou chocolate, como normalmente é conhecido no Brasil.

2 Empanadas

Empanadas

É  o equivalente ao pastel português, uma preparação individual de massa de farinha recheada e assada em forno ou frita.

Deriva do hábito de rechear pão para fazer uma merenda para a jornada dos trabalhadores do campo ou para viajantes; “empanar” pode significar “transformar em pão”.

A empanada típica tem a forma de uma meia-lua, devido a ser iniciada com uma rodela de massa que é recheada e dobrada sobre si mesma; o recheio pode ser de carne, aves, pescado, vegetais ou frutas.

3 Milanesa Napolitana

Milanesa Napolitana

É o tradicional bife à milanesa, mas a moda portenha. Carne com purê de batatas e batata frita.

4 Milanesa de Pollo

Milanesa de Pollo

Feita de frango, não é tão popular quanto a Milanesa à Napolitana, mas é uma escolha mais saudável para quem prefere deixar de lado as carnes vermelhas de lado.

5 Lomo a lo Pobre 

Lomo a lo Pobre 

Tradição por quase todo o país, o “Lomo a lo Pobre” é uma carne macia, preparada de maneiras diferentes de acordo com cada região. É um filé imenso de carne grelhada, servido com batatas fritas, um molho a base de ervilhas e pimentão vermelho e por cima colocam ovos fritos.

6 Arroz Portenho  

Arroz Portenho  

O arroz é cozido com água inicialmente, e depois terminado ao leite. Após temperado com caldo de galinha, monta-se camadas com o arroz, molho de tomate, e algumas variedades de queijo: o ralado, parmesão, e a mussarela. Varia-se dependendo do gosto ou do local onde é preparado.

7 Asado

Asado

É o nosso churrasco. A Argentina tem uma grande tradição em churrascos, algo que compartilha com os vizinhos do Sul do Brasil, Uruguai e Chile.

A versão argentina varia no sal, que é entrefino, uma entremeio entre sal grosso e o fino, e entre outros por menores. Assam Bife de Chorizo, bife ancho, costela (asado de tira), maminha (colita de cuadril), fraldinha (vacío).

Os acompanhamentos também variam. Ao invés de uma farofa e arroz, comem batata frita e legumes grelhados. Bebem vinho, e como molho, utilizam o chimichurri e salsa criola, parecido com o vinagrete.

8 Carbonada

Carbonada

Prato tradicional não só da Argentina, mas de outros países da América Latina, como Chile e Bolívia. Em uma panela são fervidos juntos muitos ingredientes, como carnes. O tipo varia de receita para receita, abóbora, milho, batata, etc, até que virem uma espécie de guisado.

Em algumas receitas também são adicionados vinho, limão, ou açúcar.

Os argentinos temperam o prato com cebola, alho, orégano, tomilho, salsa, pimentão, entre outros condimentos.

9 Pizza Faina

Pizza Faina

A faina é conhecida na Argentina por fazer parte do cardápio das entradas, com sua massa feita de farinha de grão-de-bico. São consumidas como um sanduíche, massa em cima e por baixo do recheio. Os sabores são variados.

10 Choripán

Choripán

Lanche comum na Argentina, que consiste em um sanduíche de chorizo, geralmente temperado com chimichurri ou salsa criola. O nome do prato é a junção das palavras em espanhol: chorizo e pan.

É comido como refeição rápida, ou às vezes, é assado. Por influência dos vizinhos, os gaúchos também o comem, mas o chamam de salsipão (salsichão + pão).

11 Humitas

Humitas

São as nossas pamonhas. Não se sabe a origem, apenas que ela já vem do período pré-hispânico. O preparo, na Argentina, varia de acordo com a região.

Geralmente é feito com o milho fresco, e temperado com cebola e outras especiarias.Pode ser adicionada à massa pedaços em cubo de queijo de cabra.

12 Locro

Locro

Um ensopado preparado à base de abóbora, feijão e milho. O Locro se popularizou no país, e é apreciado não só pelos habitantes mas também pela grande quantidade de turistas que chegam ao país. O prato é apreciado tanto na Argentina, como no Equador, no Peru e na Bolívia, passando pela Cordilheira dos Andes e toda faixa litoral.

13 Matambre

Matambre

Um bife de corte fino, cortado entre a costela e a pele. Na o país, ele é consumido recheado, numa espécie de rocambole de carne.

É usado cenouras, ovos e pimenta no preparo. Esse recheio é posto no bife, o enrolando ou costurando. Depois é cozido na água ou no leite e então é assado. Como acompanhamento, é servido maionese ou chimichurri.

14 Picada

Picada

Trata-se de um prato com vários ingredientes servidos em pequenas porções, e tudo junto. Podemos encontrar diversas espécies de queijo, assim como presunto, tomate, azeitona, carne, entre outros aperitivos que contribuem para formar um grande mosaico de sabores.

15 Queso y Dulce

Queso y Dulce

Não pense que mistura de queijos e doces é uma exclusividade do Brasil. A gastronomia da Argentina também adota a combinação no Queso y Dulce, que é semelhante ao famoso Romeu e Julieta.

No lugar da goiabada, no entanto, os doces costumam ser o Dulce de Batata e o Dulce de Membrillo (marmelada).

16 Medialunas

Medialunas

Rosquinhas feitas basicamente de massa folhada com manteiga e açúcar, podendo ou não ter recheio de doce de leite, chocolate, creme branco, goiabada ou doce de batata. Também há as  salgadas, como as recheadas com presunto e queijo.

17 Cazuela de Llama

Cazuela de Llama

Outro ensopado também muito comum na região norte do país, mas esse é feito com carne de llama.

18 Pastelito

Pastelito

Também conhecido como Pastelito Criollo, se trata de uma massa folhada, geralmente em forma de trouxinha, frita e recheada com doce de leite, de batata ou de membrillo (marmelada).

19 Flan com Dulce de Leche

Flan com Dulce de Leche

Os argentinos e as possibilidades de receitas com doces de leite são sinônimos.quando se trata de pedir uma sobremesa o simpático flan com dulce de leche é uma opção segura.

20 Panquecas Argentinas 

Panquecas Argentinas 

Geralmente recheadas com doce de leite, mas também podem ser feitas a partir de maçã  e com um toque de rum, para dar um ar de sofisticação.

21 Tortilla de Papas

Tortilla de Papas

A tortilla de papas é uma saborosa mistura frita de batatas, cebolas e ovo mexido. Também pode ter adicionado ao prato pimentão e chorizo colorado (linguiça vermelha).

22 Mate

Mate

Uma tradição de origem indígena, o consumo do mate na Argentina é parecido com o do chimarrão no Rio Grande do Sul. O mate pode ser apreciado sozinho ou entre amigos, como um meio de socialização. Há ainda quem o beba com açúcar ou acompanhado de  bolachinhas e medialunas.

você pode gostar também
  1. […] Comidas típicas da Argentina – Culinária de massas, doces e carnes  Escola Educação […]

  2. Mundo Feminino Diz

    Olá td bem? Amei seu post,seu conteúdo esta muito bom. Vou acompanhar o blog ,Sucesso 🙂

    1. Amanda França Diz

      Oi!! Que bom que você gostou!! Preparamos o conteúdo com todo o carinho e a sua opinião é muito importante. Obrigada pela visita ao site e continue com a gente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.