10 Comidas Típicas do Nordeste do Brasil

Conheça um pouco mais sobre essa gastronomia exótica e única de uma das regiões mais ilustres do Brasil.

0

Cada região do Brasil é singular uma da outra em várias questões, como cultura a arte, as crenças, os costume e gastronomia. Uma região que se destaca nesse último tópico é o Nordeste. Essa região possui saborosas iguarias e uma enorme diversidade gastronômica que fazem sucesso entre turistas e moradores. Frente a isso, separamos uma lista com as 10 melhores comidas típicas da região Nordeste brasileira para você se deliciar com essa culinária “arretada de boa”, sem precisar viajar vários quilômetros.

1 Acarajé

Acarajé

A famosa e tradicional receita nordestina, se trata de um bolinho feito com feijão fradinho, sal, alho, cebola, gengibre frito no azeite de dendê e recheado com camarão seco temperado.

2 Vatapá

Vatapá

É um creme de tem diversas receitas. Tradicionalmente, ele é feito com peixe ou camarão, fubá, azeite de dendê e pimenta malagueta. Pode levar ainda castanha de caju, gengibre, amendoim, cocoralado e cebola. É servido com recheio para o Acarajé.

3 Caruru

Caruru

É um cozido de quiabo, camarão, azeite de dendê e temperos que são misturados à farinha de mandioca e caldo.

4 Cuscuz

Cuscuz

Apesar de não ser de origem brasileira, no Nordeste, esse prato é muito comum. Se trata de uma mistura da farinha de milho com sal que posteriormente vai para o vapor. Em outras regiões, o cuscuz é servido umedecido com leite de coco ou acompanhado de manteiga que facilmente derrete quando está quente.

5 Sarapatel

Sarapatel

É um prato que pode ser feito com vísceras de porco, bode ou carneiro, cozida com o sangue do animal e recebe diversas variações pelos estados. Geralmente é acompanhado de farinha e pimenta. Com certeza esse é um dos mais exóticos pratos nordestinos.

6 Baião de Dois

Baião de Dois

Um dos pratos preferidos dos turistas. O baião de dois é uma mistura de arroz, feijão, carne seca e queijo coalho.

7 Moqueca

Moqueca

É um prato no qual é cozido peixe que acompanha azeite de dendê, leite de coco, pimenta e coentro. Em alguns casos, se acompanha pirão, que nada mais é que a mistura de farinha de mandioca com o caldo do cozimento dos mariscos.

8 Tapioca

Tapioca

É uma das principais iguarias da cozinha nordestina. Feita com a fécula da mandioca o que muitos chamam de polvilho, goma ou farinha da mandioca, o melhor da tapioca é que você pode adequá-la ao seu gosto.

9 Maria Isabel

Maria Isabel

Maria Isabel é o prato mais representativo da cozinha piauiense, todos os ingredientes são tipicamente regionais, a base de arroz, carne seca, cebola, pimentão, cheiro verde, alho e pimenta-do-reino.

10 Paçoca de Carne Seca

Paçoca de Carne Seca

É uma farofa feita com a mistura da farinha de mandioca, cebola e carne seca moída. Podendo ser o acompanhante de banana e baião de dois.

Com esses pratos, você poderá desfrutar da culinária exótica que essa região dispõe, conhecendo um pouco da cultura desse povo “arretado”.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.