Energia Termoelétrica – Escola Educação

Energia Termoelétrica: Saiba o que é, como é gerada, as vantagens, desvantagens e sua aplicação no Brasil.

0

1 O que é Energia Termoelétrica?

O que é Energia Termoelétrica?

Energia termoelétrica é a forma de energia produzida a partir da geração de calor resultante da queima de combustíveis sólidos, líquidos ou gasosos.

Os principais combustíveis utilizados nas usinas termoelétricas são o carvão mineral, diesel, gasolina, a nafta, o petróleo, o gás natural e, em alguns casos, a biomassa.

Ao contrário das usinas hidrelétricas, construídas distantes dos centros urbanos, as usinas termoelétricas podem ser edificadas em qualquer lugar, o que reduz o custo com torres e linhas de transmissão ,o que possibilita também uma facilidade maior na distribuição para esses centros.

2 Como funciona a Geração de Energia Termoelétrica

Como funciona a Geração de Energia Termoelétrica

Primeiramente, nas usinas, ocorre com a queima de um combustível, com o objetivo de ferver a água armazenada no reservatório a alta pressão. Essa água se transformada em vapor com o calor gerado na caldeira. Esse vapor é direcionado a turbinas do gerador responsável pela produção de eletricidade. Depois de utilizado, o vapor é condensado e água retorna à caldeira, podendo ser novamente utilizada.

Quaisquer produtos que sejam capazes de gerar calor podem ser empregados como combustível, incluindo o bagaço de diversas plantas e restos de madeira. Geralmente, os produtos usados não são renováveis, sendo a maioria de origem fóssil.

3 Vantagens

Vantagens

  • São mais rápidas para se construir em relação as hidrelétricas.
  • São alternativas para países com a matriz energética limitada.
  • A instalação pode ser feita em locais próximos às regiões de consumo, reduzindo o custo com torres e linhas de transmissão.

4 Desvantagens

Desvantagens

  • Devido ao uso de combustíveis fósseis para queimar e gerar energia, há uma grande liberação de poluentes na atmosfera, responsáveis pelo efeito estufa e do aumento do aquecimento global. Portanto, este tipo de energia é altamente prejudicial ao meio ambiente.
  • Elevado consumo de água na produção e na alimentação do sistema de refrigeração de suas turbinas
  • O custo final deste tipo energia é mais elevado do que a gerada em hidrelétricas, em função do preço dos combustíveis fósseis.

5 Energia Termoelétrica no Brasil

Energia Termoelétrica no Brasil

A matriz energética do Brasil está concentrada principalmente nos recursos hídricos. Quando há diminuição de água, provocada pela carência de chuvas, nas represas que abastecem as usinas hidrelétricas, o país recorre ao uso de energia termoelétrica. Ou seja, as termoelétricas são usadas como fontes de reserva em casos de crise energética.

Com 50 usinas no Brasil, geralmente, as termoelétricas geram entre 15% e 20% da energia elétrica consumida no país. Isto por que as usinas termoelétricas podem gerar cerca de 41 mil MW de energia (Megawatts).

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.