12 comidas típicas para conhecer a culinária japonesa

Rica em diferentes texturas e sabores, conheça alguns dos pratos tradicionais de uma das gastronomias mais populares do mundo

0

Sazonal, cuidadosamente preparada com ingredientes selecionados e com pratos sempre bem apresentados – estes são alguns dos princípios da culinária japonesa, que conquistou apreciadores mundo afora. Denominada washoku, a comida tradicional do Japão é Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco desde 2013.

A washoku, assim como a cultura japonesa em geral, valoriza muito a natureza e por isso, sempre opta pelos ingredientes mais naturais possíveis. Os ingredientes são escolhidos a partir das estações do ano, que são muito bem definidas no Japão. Os pratos são saudáveis, nutritivos e combinam vegetais, frutos do mar e carne com pouca gordura animal a arroz, macarrão e sopas.

Apesar de serem o carro-chefe da culinária japonesa no ocidente, sushi e sashimi são apenas dois exemplos do que o Japão tem a oferecer em sua gastronomia. Além deles, conheça mais outros 10 pratos típicos populares japoneses:

1 Sushi

Sushi

O sushi é, definitivamente, uma das comidas japonesas mais populares em todo o mundo. O prato é feito a partir de alga marinha desidratata (nori), arroz temperado levemente com vinagre, que é recheado com ingredientes variados, como pedacinhos de peixe cru, omelete, cenoura, entre outros.

2 Sashimi

Sashimi

Apesar da palavra “sashimi” se referir a qualquer comida crua fatiada, o termo se popularizou mundialmente com os peixes crus cortados em tiras finas. O hábito de comê-los desse modo veio dos chineses e desde então, faz parte da dieta japonesa. Geralmente, é feito com peixes de água salgada, como o salmão e atum.

3 Tempura

Tempura

Sabia que os portugueses também influenciaram a culinária japonesa? Um exemplo é o tempura, prato de origem portuguesa e que consiste em legumes, peixes desidratadas ou frutos do mar empanados e fritos no óleo. Segundo a tradição japonesa, para prepará-lo, é preciso ter atenção na forma como os ingredientes são cortados e na temperatura da massa e do óleo.

4 Unagi

Unagi
(Foto: Fto Mizno | Flickr)

Segundo o folclore japonês, nada melhor do que comer unagi para espantar o calor do úmido verão do país. O prato consiste em enguia de água doce grelhada com molho de barbecue doce. É servida acompanhada de arroz.

5 Yakitori

Yakitori

Uma das mais populares comidas de rua japonesas, o yakitori é um espetinho de frango grelhado no carvão, temperado com sal ou tarê, molho à base de soja. Nele, são aproveitadas quase todas as partes do frango – como coração e fígado – já que na culinária japonesa sempre se evita ao máximo o desperdício de comida. Geralmente, é acompanhada de cerveja.

6 Sopa de misô

Sopa de misô

Consumido em praticamente todas as refeições no Japão, a sopa é feita a partir de missô, uma pasta de soja fermentada, combinada com pedaços de tofu (queijo de soja) e cebolinha verde picada. É geralmente servida com arroz branco.

7 Lámen

Lámen

De origem chinesa, o lámen é um dos pratos preferidos dos japoneses. Sua base é simples – caldo, macarrão e acompanhamentos – que variam de acordo com a região ou preferência do freguês. Uma das versões mais populares, o Hakata lámen, tem origem na região de Fukuoka. Seu caldo, chamado de tonkotsu, é feito a partir do cozimento lento de ossos de porco.

8 Takoyaki

Takoyaki

Outra comida de rua bastante popular, o takoyaki é um bolinho redondo, recheado de pedaços de polvo e vegetais. São servidos com diferentes molhos e condimentos. Os da região de Osaka são conhecidos como os melhores de todo o Japão.

9 Tonkatsu

Tonkatsu

Servidos geralmente com arroz, sopa de missô e repolho fatiado, tonkatsu nada mais é do que carne de porco empanado em farinha crocante de pão. Normalmente, são acompanhados de um molho próprio à base de shoyu, extrato de tomate (ou ketchup) e molho inglês.

10 Udon

Udon

O Udon é um macarrão grosso e macio feito a partir da farinha de trigo. É servido com caldo e diferentes acompanhamentos, que variam de uma região para outra. Pode ser consumido frio ou quente.

11 Okonomiyaki

Okonomiyaki

Conhecida como panqueca japonesa, okonomiyaki é uma massa grelhada na chapa com repolho e carne de porco ou camarão. É servida com maionese, molho e algas secas. É outra comida popularmente vendida nas ruas.

12 Shabu-shabu

Shabu-shabu

Shabu-shabu é um prato com carne bovina e verduras cortadas em fatias bem finas, levemente cozidas em mergulhos na água quente. São servidas acompanhadas de ponzu, molho à base de frutas cítricas, e gergelim.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.