Como a altura pode influenciar no surgimento de doenças

Tanto a estatura muito baixa quanto a muito alta podem favorecer o aparecimento de determinadas doenças.

Você provavelmente nunca parou para pensar em como a altura pode influenciar no surgimento de doenças, não é mesmo? Por isso, continue a leitura e entenda melhor como a estatura acima ou abaixo da média pode favorecer o surgimento de determinados problemas de saúde.

Leia mais: Comer a casca do kiwi faz mal para a sua saúde? Confira aqui

Influência da altura no surgimento de doenças

Segundo estudo recentemente publicado, liderado por Sridharan Raghavan, que faz parte do Rocky Mountain Regional VA Medical Center (EUA), seja elevada ou pequena, a estatura de uma pessoa pode aumentar o risco de uma variedade de problemas de saúde.

O trabalho foi publicado na revista de acesso aberto PLOS Genetics. Os pesquisadores utilizaram dados do Programa VA Million Veteran, que dispõe de informações genéticas e de saúde de mais de 50 mil adultos negros e mais de 200 mil adultos brancos.

Resultados do estudo acerca da estatura acima da média

Os resultados serviram para confirmar descobertas feitas anteriormente, de que ser alto está relacionado a um maior risco de problemas como fibrilação atrial e varizes, enquanto possui um risco menor para doença cardíaca coronária, colesterol alto e pressão alta.

Além disso, os cientistas também identificaram novas associações entre ser mais alto e um risco maior de neuropatia periférica, que é um problema causado por danos aos nervos das extremidades, assim como infecções de pele e ossos, tais como úlceras nas pernas e nos pés.

Apesar dessas evidências, são necessárias mais pesquisas no intuito de esclarecer algumas dessas descobertas. Ademais, trabalhos futuros poderão se beneficiar desse estudo, talvez ampliando-o para uma população internacional mais diversa.

Doenças relacionadas à baixa estatura

A baixa estatura geralmente ocorre devido a alguma doença de base ou a má nutrição. Desse modo, pode acontecer como consequência da deficiência no hormônio do crescimento, o GH, doenças cardíacas, hipotireoidismo, entre outros problemas.

Quanto às consequências da baixa estatura, é possível que surjam problemas ósseos pela sua má formação, além disso, mulheres de altura muito baixa podem ter problemas durante a gestação, sobretudo quando a mulher tem altura inferior a 1,50 m, o que pode ocasionar aumento do risco fetal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.