Evolução dos neurônios: como a ciência acompanha o desenvolvimento das células cerebrais?
Pesquisa descobre mais detalhes sobre as células humanas. Confira!
Você sabia que os neurônios do seu corpo se comportam de forma semelhante às células de uma mosca? Pois foi isso que os pesquisadores da Universidade de Nova York relataram em seus estudos mais recentes, publicados na revista científica Nature.
Os neurônios são células cerebrais que se especializaram para formar as redes neurais com transformações em suas formas, funções e conectividade com outras células. A partir desse estudo, os cientistas afirmam que conseguiram examinar padrões de desenvolvimento celular e até a ordem evolutiva dos neurônios.
Neste artigo, discutiremos sobre as semelhanças entre o sistema nervoso das moscas estudadas pelos pesquisadores e como essa descoberta pode ser benéfica no futuro. Se você tem curiosidade sobre a evolução da ciência ou quer saber um pouco mais sobre o próprio corpo, continue a leitura.
Continue lendo: Você sabia que seu cérebro gasta 20% da energia do seu corpo diariamente?
A semelhança das células das moscas e as humanas
É verdade que o cérebro é um órgão extremamente complexo e ainda não se sabe tudo sobre ele. Quanto aos neurônios, a ciência já havia descoberto a existência de diferentes tipos destas células, que desempenham funções distintas no corpo humano.
Os pesquisadores da Universidade de Nova York realizaram a observação das células de um inseto bem conhecido: a mosca-da-fruta (Drosophila) durante esse estudo. Para isso, eles reuniram sequências de mRNA de um pouco mais que 50 mil células e compararam o seu comportamento em relação às células humanas.
Depois disso, eles focaram o olhar sobre as células-tronco neurais, responsáveis por organizar o desenvolvimento das células em unidades funcionais específicas. Esse sistema permite a transformação de células-tronco em neurônios durante as fases iniciais da vida.
Apesar de outros estudos já terem observado a semelhança das células das moscas com as de humanos no campo nervoso visual, esse novo estudo é importantíssimo. Isso porque a pesquisa da revista científica Nature conseguiu encontrar, dentro das células das moscas-da-fruta, todos os tipos de neurônios cerebrais e como se comportam.
Com isso, em um futuro próximo, será possível observar e estudar as células dos insetos mais profundamente para tentar esclarecer dúvidas sobre o cérebro humano.
Comentários estão fechados.