Você sabia que seu cérebro gasta 20% da energia do seu corpo diariamente?

O gasto calórico do corpo humano é influenciado por diversos fatores. Entenda o que acontece.

Ao pensar em gasto calórico, automaticamente pensamos em atividades físicas, afinal é por meio delas que podemos aumentar nosso gasto energético. Entretanto, nosso corpo está constantemente gastando energia para poder funcionar e exercer suas atividades básicas. Nesse sentido, o cérebro é um dos órgãos que mais gasta calorias.

Veja também: Quem quer emagrecer precisa comer na hora certa, aponta estudos

Energia que gastamos pensando

Você sabia que o cérebro é o órgão do corpo humano que mais gasta energia? Somente durante atividades básicas como respirar, fazer digestão, dentre outras, ele gasta uma média de 20% de toda a energia do nosso corpo. Ou seja, aproximadamente 400 calorias. No entanto, em crianças esse gasto pode chegar a até 60%.

Mas, e quando fazemos maior esforço cerebral, como para pensar, estudar ou trabalhar? De modo geral, para realizar atividades mais complexas, o cérebro precisa sim de mais energia, pois essas atividades fogem do padrão que ele está acostumado a trabalhar. Entretanto, a energia gasta nessas atividades não é muito superior às atividades normais do dia a dia. Como o cérebro já é responsável por inúmeras funções do nosso corpo, ele já trabalha a todo tempo, e apesar de coisas novas e mais complexas impactarem sua atividade, esse impacto não é tão relevante.

Sobre o gasto energético do corpo humano

Falando em gasto de energia, você sabe o que é o gasto calórico? Ele corresponde justamente à quantidade total de calorias que você gasta diariamente. Nesse sentido, não se trata apenas de gasto calórico em atividades físicas, mas sim quanta energia é gasta no total, ainda que em atividades básicas do corpo, como as realizadas pelo cérebro.

Além disso, saber como é o seu gasto calórico é algo muito complexo, tendo em vista que envolve muitos fatores. Dentre as questões que influenciam nisso, as principais são o sexo, peso, idade e quantidade de esforço físico feito no dia, seja em atividades domésticas, trabalhando ou em exercícios físicos mesmo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.