Gagueira infantil: O que deve ser feito para ajudar crianças que gaguejam
Crianças entre 2 e 4 anos podem ter uma certa dificuldade para pronunciar as palavras, mas se o problema persistir, é necessário tomar algumas medidas.
O período da infância é marcado pelo desenvolvimento de habilidades neuropsicomotoras, como andar e falar, por exemplo. Em relação a fala, mais especificamente, é comum que os pequenos apresentem dificuldades para pronunciar as palavras durante um período, mas você precisa saber como ajudar crianças que gaguejam caso esse problema se prolongue. Ao longo deste artigo, você poderá aprender justamente sobre isso. Acompanhe a leitura e saiba como agir com os pequenos nessas situações.
Leia mais: Veja por que o tempo de tela pode ser prejudicial para crianças e adolescentes
Gagueira infantil – O que é e quando buscar ajuda
O período de desenvolvimento da linguagem das crianças ocorre principalmente entre os 2 e 4 anos. No decorrer desse tempo, é comum que elas apresentem uma certa dificuldade no fluxo e fluência (disfluência) na fala, mas esse problema geralmente desaparece em torno de 3 a 4 meses.
Quando a disfluência permanece por mais tempo, é importante tomar algumas medidas para entender as causas dessa dificuldade e seguir as medidas adequadas para que a criança consiga superar o problema. Deve-se buscar ajuda de um profissional da área de fonoaudiologia para o acompanhamento adequado.
O que fazer para ajudar crianças que gaguejam
Como mencionamos, ao perceber que a criança está gaguejando por mais tempo do que o normal, é muito importante buscar ajuda de um fonoaudiólogo, mas essa não deve ser a única medida a ser seguida. Listamos abaixo o que você pode fazer para ajudar sua filha ou filho nessa questão.
- Fale mais devagar
Fale mais devagar, dê tempo, não interrompa. Também é importante que você fale na mesma altura dela, trazendo-a para a altura dos seus olhos ou abaixando-se. Isso é importante porque ela não terá que ficar olhando para cima para se comunicar e, consequentemente, não tensionará o pescoço.
- Avise à escola
É fundamental que a escola e os professores estejam cientes e orientados para lidar da melhor forma possível com a gagueira da criança em sala de aula, sobretudo em momentos de tensão, como na hora da leitura ou da atividade.
- Deixe a criança escolher como se comunicar
Se a criança estiver confortável falando de maneira rápida e apressada, você pode levar isso ao fonoaudiólogo responsável pelo acompanhamento dela, mas não pressione para que ela siga uma maneira mais fácil ou relaxada de falar. Esse tipo de liberdade ajuda a reduzir a tensão nas crianças gagas.
- Aceite e acolha
Tente afastar as frustrações e os medos com a gagueira para mostrar à criança como ela pode lidar melhor com estes sentimentos. Então, se ela puder pensar “Eu gaguejo sim, e daí?”, será muito mais fácil conduzir o problema e ele será superado mais rápido.
Comentários estão fechados.