O segredo para aumentar a imunidade das crianças
A infância é um momento crucial para a formação de um bom sistema imunológico. A alimentação é o segredo para ter boa imunidade.
Alguns pais buscam informações com médicos sobre como aumentar a imunidade das crianças. Porém, com o objetivo de tornar essa informação disponível para todos, preparamos uma lista com os principais alimentos responsáveis por aumentar a imunidade dos pequenos. Frutas e verduras estão presentes.
Leia mais: Hábitos cotidianos que prejudicam a nossa imunidade
Imunidade alta é sinônimo de alimentação balanceada
A infância é um período muito importante para a formação infantil, principalmente no desenvolvimento do cérebro, das funções relacionadas à coordenação motora e também o sistema imunológico. Por esse motivo, é fundamental proporcionar uma alimentação balanceada e saudável para as crianças.
Para garantir a boa imunidade dos pequenos é necessário manter uma refeição repleta de nutrientes, vitaminas e sais minerais. Afinal, eles são os responsáveis pela produção de células e tecidos que vão atuar na resposta imunológica do organismo infantil. A seguir, veja algumas dicas de alimentos para incluir no prato das crianças.
- Castanhas, cereais e sementes
Fontes de fibras, vitaminas e minerais, as castanhas, amêndoas e outros cereais como a aveia e as sementes de abóbora e girassol, são fundamentais para o fortalecimento da imunidade. Podem acompanhar lanches ou estar presentes em vitaminas de frutas.
- Frutas
O consumo regular de frutas além de aumentar a imunidade, contribuem para regular a fome das crianças, auxiliando na sensação de saciedade, assim como fornecem bastante energia para os pequenos, principalmente na escola. Vitaminas, sais minerais e fibras também estão presentes nestes alimentos.
- Iogurtes e laticínios
Iogurtes naturais e leite vegetal ou de vaca são fontes de proteínas para o corpo das crianças, além de fornecer vitaminas e outros nutrientes. Contribuem para o aumento da imunidade e atuam no fortalecimento da função gastrointestinal, pela presença de bactérias saudáveis para o estômago e intestino.
- Proteínas
As proteínas participam de praticamente todo o processo de estruturação e formação das células. São moléculas vitais para o corpo e atuam na defesa do organismo ao gerar energia para o corpo. Alimentos como carnes, frangos e peixes são repletos de proteínas. Mas lentilhas e grão de bico também são fontes proteicas e podem ser adicionadas ao prato das crianças.
- Vegetais
Os vegetais são importantes para alimentação e contribuem para o aumento da imunidade, redução da obesidade infantil além de regularem o paladar e fornecer a sensação de saciedade, o que pode reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados, repletos de sódio e gorduras prejudiciais ao organismo.
Comentários estão fechados.