Hábitos cotidianos que prejudicam a nossa imunidade

Temos a sorte de ter um sistema imunológico que nos protege, mas é preciso observar nossos hábitos para mantermos a saúde.

Temos a sorte de ter um bom sistema imunológico, que nos protege contra invasores, mas os microrganismos ocasionalmente conseguem ultrapassar essa barreira. Além disso, alguns hábitos alimentares também podem influenciar a forma como nosso corpo se defende contra vírus, bactérias e até mudanças bruscas de temperatura. Felizmente, algumas mudanças em nossa rotina diária podem nos ajudar a ficar menos propensos a adoecer. Confira a seguir os hábitos que diminuem nossa imunidade e tome providências!

Leia mais: Coma estes 5 alimentos para aumentar sua imunidade

5 hábitos que contribuem com a baixa da imunidade

Roer as unhas

Os vírus, bactérias e fungos que estão acumulados em nossas unhas podem ser facilmente ser transportados para dentro do nosso organismo. Se colocarmos as unhas em nossa boca, esses micróbios podem invadir nosso sistema e provocar danos, causando desde uma simples gripe até doenças mais graves, como diarreia e infecções respiratórias.

Dormir pouco

Os cientistas descobriram que pessoas que dormem pouco ou não tem um sono contínuo reduzem a sua função imunológica e o número de células que combatem as bactérias. Por exemplo, dormir apenas 4 horas por noite durante uma semana reduz seus anticorpos pela metade em comparação com dormir até 8 horas.

Ser pessimista

Um estudo americano mostrou que as pessoas pessimistas tiveram suas células de defesa reduzidas, reduzindo as chances do corpo de se livrar de agentes causadores de doenças, porque também se cuidavam menos e ficavam mais estressadas.

Fumar

Não só o ato de fumar, mas até estar perto de fumantes pode prejudicar sua imunidade. A defesa do seu corpo pode ser reduzida, porque as substâncias contidas na fumaça do cigarro reduzem sua capacidade geral de combater infecções. Parar de fumar ajudará seu sistema imunológico a retornar à função normal.

Tocar em objetos

Muitos germes e bactérias são passados de pessoa para pessoa através das mãos. Por isso, o ideal é que você tenha os seus objetos, como clipes de papel ou canetas, sempre com você para não precisar pedir emprestado. Quanto mais você puder evitar pegar em objetos de locais públicos, melhor, se não, lave bem as mãos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.