Como começar uma conclusão de texto? Dicas, Palavras, Frases, O que não fazer

Concluir as ideias de um texto pode ser difícil, o momento de nevosismo da prova ainda pode atrapalhar tudo. Confira algumas dicas de como começar uma conclusão de redação.

0

O que é uma conclusão?

O objetivo da conclusão do texto é resumir todas as ideias que foram tratadas durante a escrita, de forma a afirmar a tese apresentada por você na introdução do texto sobre a questão problema. Se trata do fechamento dos argumentos apresentados.

Não deve ser muito longa, um ou dois parágrafos já está de bom tamanho, senão pode parecer enrolação para cumprir a quantidade de linhas exigidas na prova.

No Enem o gênero de texto pedido é a dissertação-argumentativa, para a conclusão desse tipo de texto você precisa fazer uma avaliação real da situação e propor uma intervenção social, ou seja, um solução que considere atos possíveis de serem tomados para solucionar o problema.

Dicas para começar uma conclusão

Fique por dentro dos noticiários e assista ou leia pelo menos uma vez ao dia sobre atualidades.

Use os momentos de descanso entre os estudos de conteúdos mais pesados para assistir a alguma coisa, ou aproveite momentos em que esteja parado no trânsito, dentro do ônibus para escutar os jornais. Assim será menos difícil cair algum assunto na redação que você não saiba nada a respeito, além disso, o hábito te deixará mais seguro para discorrer sobre o assunto e também enriquecerá seu senso crítico para escrever uma boa conclusão.

Formas de começar uma conclusão

Entenda o problema

Primeiro você deve entender porque o problema tem relevância nacional, qual é o impacto dele na sociedade  Você dissertou a respeito de um problema social. Agora, você deve entender completamente qual é o impacto que o tema proposto teve e porque ele é um problema de relevância nacional. A partir disso, você será capaz de desenvolver uma solução para o dilema.

Palavras para começar uma conclusão

Utilize conjunções conclusivas: logo, portanto, pois, então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso.

Frases para começar uma conclusão

Em virtude dos fatos mencionados …

Levando-se em consideração esses aspectos …

Em vista dos argumentos apresentados …

Dado o exposto …

Tendo em vista os aspectos observados …

Em virtude do que foi mencionado …

Por todos esses aspectos …

Pela observação dos aspectos analisados …

Pronomes Demonstrativos na conclusão da redação

O uso de pronomes demonstrativos também são importantes no processo de construção da conclusão da redação, pois eles fazem referência à oração que acabou de ser citada, o que pode ser de grande ajuda na retomada de ideias e sintetização delas.

Veja os exemplos de uso do pronomes demonstrativos:

Este, esta, isto:

Para referir-se a frase ou oração posterior, uma frase que ainda será escrita, e para referir-se ao elemento imediatamente anterior, um elemento que acabou de ser escrito.

Atenção a estas palavras: Fumar faz mal a saúde.

Fumar faz mal à saúde. Esta deve ser preservada sempre.

Esse, essa, isso:

Para fazer referência à frase ou oração anterior, ou seja, frase que já foi escrita.

O fumo é prejudicial à saúde. Isso já foi comprovado cientificamente.

O que não fazer na conclusão

Não inicie novos argumentos 

Conclusão é para fazer fechamento de ideias, se começar novos assuntos nas linhas finais de uma prova não terá espaço para sintetizar uma solução e perderá pontos.

Evite conclusões utópicas

Não vivemos numa sociedade ideal em que os problemas podem ser resolvidos imediatamente. Soluções que não levam em consideração a complexidade da sociedade podem refletir ingenuidade. 

No Enem essa é umas das exigências a serem mais bem avaliadas, sendo que o canditado precisa elaborar uma proposta de intervenção eficaz para tratar do tema exposto.

Não use frases genéricas 

“Devemos nos conscientizar” , “é preciso lutar”, “ O país precisa resolver esse problema”, são frases vagas que não propõem soluções concretas, não apontam as razões específicas que geram o problema e demonstram desconhecimento sobre atualidades.

Respeite os direitos humanos

Ferir os direitos humanos, a partir do Enem 2017, não é mais critério de anulação da redação, porém o candidato que fizer isso perde pontos na correção da prova.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.