Medidas práticas e úteis: É possível conservar as suas carnes de uma maneira melhor

O cuidado com as carnes é essencial para que as bactérias não se proliferem. Confira o passo a passo ideal com as carnes.

O custo das mercadorias no supermercado sempre aumenta com o tempo. Com uma boa estratégia de necessidade, faz muito mais sentido comprar menos quando estão mais baratos e vice-versa. No entanto, comprar grandes quantidades de carne, por exemplo, cria a questão de onde armazená-la. Um freezer é sempre uma ótima opção, mas você sabe como conservar as carnes da melhor maneira? Ao longo deste artigo falaremos sobre isso, confira.

Leia mais: Os 5 melhores ingredientes para realizar o preparo da carne

Por que devemos ter cuidado com as carnes?

Assim como outras carnes de origem animal, a carne bovina é rica em nutrientes e, por essas qualidades, é um produto que, se não for armazenado sob refrigeração adequada e manuseado de acordo com as normas de higiene adequadas, favorece o desenvolvimento de microorganismos.

Para que a carne mantenha suas características adequadas ao consumo, é fundamental que o armazenamento e o manuseio sejam corretos, evitando alterações e contaminações. Por isso, é sempre importante seguir as recomendações de temperatura indicadas no rótulo do produto.

Como conservá-las corretamente

Você pode simplesmente colocar seu pacote de carne no freezer e retirá-lo quando estiver pronto. No entanto, vários erros comuns com alimentos congelados podem reduzir a qualidade da carne congelada. Veja abaixo informações adicionais sobre o congelamento de carnes.

Antes de estar com a carne em casa

O cuidado com a carne vermelha começa antes mesmo de ser congelada, ali mesmo no supermercado. Quando você está fazendo suas compras, você começa a pensar em tempo e organização.

Não se esqueça de escolher os itens de carne, sejam eles refrigerados ou congelados, ao final de suas compras. Ao fazer isso, você evita que eles fiquem muito tempo no carro, o que pode prejudicar o estado dos alimentos.

Minimize os cristais de gelo

Congele sua carne mais rapidamente porque a carne de resfriamento lento aumenta o risco de desenvolver cristais de gelo. A carne congelada rapidamente evita que as moléculas de água tenham tempo suficiente para construir grandes cristas.

No entanto, se uma grande quantidade de cristais de gel crescerem, isso será prejudicial para a textura e o sabor da sua carne. A carne descongelada que experimentou uma extensa formação de cristais de gelo “sangrará” significativamente, resultando em uma perda de suculência.

Verifique a temperatura do seu congelador

É possível que a carne em seu freezer não esteja sendo mantida na temperatura adequada. Seu freezer deve ser mantido a 0ºC para evitar problemas. Por isso, nem sempre confie apenas no seu freezer mantendo a temperatura adequada, verifique regularmente a temperatura com um termômetro.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.