Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Veja como fazer a consulta pelo site, aplicativo ou Central de Atendimento do INSS.

Consultar o benefício fornecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma tarefa de muitos aposentados e pensionistas. Entretanto, para realizar essa atividade, os segurados precisam do seu número de inscrição.

Contudo, devido à grande quantidade de beneficiários, o INSS decidiu ofertar outra maneira de acesso aos dados, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Então, confira neste artigo como consultar o benefício do INSS pelo CPF.

Leia mais: Confira o novo valor dos aposentados e pensionistas do INSS em 2022

Passo a passo para consultar o INSS com o CPF

A consulta aos benefícios do INSS podem ser feitas pelo próprio site do órgão, aplicativo ou Central de Atendimento. Além disso, também é possível obter nessas plataformas os extratos e comprovantes de pagamentos.

Ademais, as três categorias de consulta não exigem que o beneficiário se desloque até a agência mais próxima. Isso porque tudo pode ser feito no conforto da sua casa de forma simples e prática, pelo computador ou celular. Veja a seguir!

Site do INSS

O acesso pelo site do INSS é um dos mais simples. Basta buscar o site oficial do INSS pelo navegador, digitar o seu CPF e fazer login na página através do cadastro “gov.br”.

Caso você não tenha se registrado nessa plataforma, é só clicar na opção “Cadastrar” e preencher todos os dados pessoais solicitados. Por fim, conclua o cadastro, e você terá acesso a esse e a diversos outros serviços governamentais.

Aplicativo Meu INSS

O aplicativo Meu INSS é uma das novas modalidades de consulta e você pode encontrá-lo na loja do seu celular, disponível para Android e iOS. Faça o download do app, abra o programa e informe o seu CPF e a senha do INSS. Em seguida, você será redirecionado(a) à tela inicial do Meu INSS, dispondo de diversas informações sobre o seu benefício.

Central de Atendimento

O contato com a Central de Atendimento do INSS para adquirir informações é feito através do número 135. Porém, é necessário estar atento ao horário de funcionamento, que é de segunda-feira a sexta-feira, das 7 horas até as 22 horas.

Ao falar com o atendente, basta informar o número do seu CPF para que os dados sejam fornecidos. Mas fique atento(a)! A Central de Atendimento não realiza ligações para o beneficiário, então caso entrem em contato com você alegando ser do INSS, não passe suas informações.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.