Como consultar o PIS através do CPF: veja o passo a passo

Trabalhadores já podem acessar detalhes do benefício por meio do aplicativo, site ou central de atendimento da Caixa Econômica!

O Programa de Integração Social (PIS), também conhecido como abono salarial, é um projeto que atende aos trabalhadores do setor privado. Assim, o empregador deposita um valor mensal no Fundo de Amparo ao Trabalhador, que pode ser sacado uma vez por ano pelo funcionário.

Entretanto, é fundamental que saibamos quando o benefício estará disponível e os valores correspondentes. Portanto, neste artigo vamos te ensinar como consultar o PIS através do CPF! Acompanhe a leitura!

Leia mais: PIS/Pasep: dinheiro já está sendo pago a servidores

PIS: Quem tem direito?

Embora os funcionários das empresas privadas tenham direito ao benefício, nem todos se encaixam nessa categoria. Primeiramente, o trabalhador precisa estar ativo no serviço e atender a Lei nº 13.932/2019 ou pertencer a outros grupos com acesso ao PIS:

  • Idosos ou aposentados com 60 anos de idade ou mais;
  • Pessoas que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • Indivíduos considerados inválidos;
  • Pessoas com neoplasia maligna ou AIDS;
  • Militares em transferência para reserva remunerada ou reforma;
  • Indivíduos com alguma doença que consta na Portaria Interministerial MPAS/MS 2.99/2001.

Contudo, caso o titular do PIS venha a falecer, é permitido que o herdeiro ou dependente legal saque os valores!

Como consultar o PIS com o CPF?

Existem formas de consultar o seu PIS com o CPF, seja através do aplicativo Caixa Trabalhador ou pelo site ou telefone da Caixa Econômica Federal. Confira a seguir o passo a passo para cada modalidade!

Aplicativo Caixa Trabalhador

O Caixa Trabalhador está disponível na loja do seu celular Android ou iOS. Então é só baixar o programa, abrir o aplicativo, digitar o seu número de CPF e a sua senha do site Gov.br.

Em seguida, procure os detalhes do PIS no canto superior da tela, e se precisar de ajuda, busque pela opção de tirar dúvidas. Mas lembre-se, você necessita ter uma conta na plataforma Gov.br, e, caso não tenha, acesse o site e realize o cadastro!

Site da Caixa Econômica Federal

Primeiramente, acesse o site oficial da Caixa Econômica, vá até a opção de “Benefícios e Programas” e em seguida “Benefícios do Trabalhador”. Agora selecione “PIS” e depois “Consultar pagamento”.

Logo, preencha os campos em branco com o número do PIS e senha, porém, se este for o seu primeiro acesso, você precisará se cadastrar! Por fim, a consulta do PIS também pode ser feita através da Central de Atendimento da Caixa Econômica, com o número 158!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.