Aprenda a cozinhar várias batatas de maneira uniforme

Veja um truque muito simples para nunca mais encontrar batatas cozidas e cruas na mesma panela.

Para quem cozinha bastante, seja em casa ou em restaurantes, a batata é um item praticamente indispensável. Afinal, existem diferentes métodos para prepará-la, seja através do cozimento, fritura, vaporizada ou assada. Em todos os casos, é importante garantir que elas alcancem o mesmo ponto, mas esse é um processo um pouco complicado.

Leia mais: 3 diferentes receitas de petiscos com batata para você servir para seus amigos

Nada pior do que estar preparando um purê ou um refratário de batatas grelhadas e acabar se deparando com algumas cruas e outras passadas do ponto no mesmo recipiente. Esse é um problema que todos enfrentam, mas poucos entendem os motivos. Segundo especialistas, isso pode ser resultado da própria textura do tubérculo ou até mesmo da maneira em que são colocadas nas panelas/assadeiras.

Faça da pia sua aliada

Em alguns casos, a dificuldade das batatas em alcançar o mesmo ponto ocorre por conta do excesso de amido que elas possuem. Para se livrar disso, é só deixá-las submersas em água fria por algumas horas. Em algum tempo, pode ser que perceba um tom acinzentado ou cor de leite, o que pode ser um bom sinal de que o amido está saindo.

Ao longo das horas, sempre que a tonalidade surgir, é só continuar substituindo aquela água com amido por outra, mas sempre lembrando de mantê-la gelada. Inclusive, essa já é uma tática muito utilizada por cozinheiros profissionais, visto que isso também evita que elas fiquem marrons durante o cozimento. Segundo a ciência, isso ocorre porque quando as batatas são cortadas, acabam se oxidando ao entrar em contato com o ar.

Quando embebido em água, o processo de oxidação diminui bastante, deixando a coloração muito menos perceptível. Portanto, após seguir esse truque, além de sempre acertar no ponto da sua salada ou purê, você vai ter batatas com a tonalidade perfeita para enfeitar seus pratos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.